terça-feira, 21 de julho de 2020

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE INSPEÇÃO DAS OBRAS E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

O Ministro das obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Fidélis Forbes, afirmou esta segunda-feira, 20 de julho de 2020, que a campanha nacional da inspeção das obras e ordenamento do território é mais do que um assumir de responsabilidade, como também representa um alerta geral e um ̎forte sinal” para o setor da construção civil, obras públicas e ordenamento de território.

Fidélis Forbes fez essa observação na abertura da primeira edição da campanha nacional de inspeção das obras e ordenamento do território. A primeira edição abrange apenas alguns bairros da capital Bissau e seis regiões do país, nomeadamente: Quinara, Bafatá, Gabu, Oio, Cacheu e Biombo. 

Os trabalhos limitar-se-ão às cidades das seis regiões e setores com forte pressão e procura de terrenos urbanos para construção de diferentes tipos de imóveis. 

Aos jornalistas, o governante sublinhou que o ato visa sensibilizar e reforçar o cumprimento de normas que regulam o setor da construção civil, obras públicas e ordenamento do território, como também garantir a redução de acidentes de viação e, consequentemente, a perda de vidas humanas.

Fidélis Forbes diz acreditar que a iniciativa é um exemplo de que é possível definir ações concretas para o setor, bem como traçar objetivos claros com grandes impactos na governação do setor e do bem-estar dos guineenses.

̎As determinações que vejo nas mulheres e homens aqui presentes dão-me a garantia de que se trabalharmos arduamente e juntos, o objetivo preconizado será alcançado ̎, notou.

O governante reafirmou o engajamento da sua equipa em trabalhar para desenvolver o seu ministério, garantir a segurança das edificações e o desenvolvimento ordenado e sustentável das infraestruturas e do equipamento social do país para que os objetivos definidos sejam alcançados .

O Ministro das obras Públicas, Habitação e Urbanismo revelou que na Guiné-Bissau, existe uma frequência anual de 0,4 ocorrências de sinistros com uma média anual de perda de vidas humanas de três pessoas, sublinhando que estes dados estatísticos estão muito longe de serem exaustivos ou reveladores da situação prevalecente. Contudo, alerta para uma situação preocupante de incumprimento, sem qualquer tipo de consequências, das leis e normas vigentes no setor da construção civil, obras públicas e ordenamento do território.

O titular da pasta do ministério das Obras Públicas e Urbanismo lembrou, contudo, do desabamento, em 2015, de um prédio de quatro pisos, na cidade de Canchungo, que vitimou nove pessoas, para além de danos materiais. 

̎Esse fenómeno é seguramente bem mais presente e visível na Avenida principal da capital, o desabamento da varanda do segundo piso de um prédio que resultou na morte de seis pessoas ̎, frisou.

Forbes reconheceu que o estado atual em que as coisas chegaram revela falta de segurança das edificações em todo o território nacional, o que torna necessário um esforço adicional de ações de inspeção. Por isso, o governo decidiu avançar com o plano para reforçar as ações de fiscalização no setor e garantir que as edificações e as obras não estejam em perigo.

̎Para reforçar as condições de segurança e preservar a vida dos nossos cidadãos, devemos ir ao terreno, aos diferentes bairros do Setor Autónomo Bissau, e às seis regiões do país identificadas, com forte pressão de procura de terreno urbano e de construção de diferentes tipos de imóveis ̎, alertou. 

Por. Carolina Djemé
Fotos: C.D 
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário