quarta-feira, 23 de outubro de 2019

REAÇÃO DO PAIGC SOBRE ALEGADA TENTATIVA GOLPE DE ESTADO

Comunicado de imprensa
O Secretariado Nacional do PAIGC está acompanhando com bastante atenção e com profunda preocupação factos que podem pôr em causa à desejada estabilidade e paz que o nosso digno e valente povo merece, bem como o de objectivos obscuros para tentar reportar as próximas eleições presidenciais de 24 de novembro.
O PAIGC sabe e bem, fruto da sua longa experiência, que o desespero leva à actos e comportamentos muitas vezes incontroláveis e muito menos inaceitáveis. Com efeito, estamos a registar uma sequência de actos absolutamente anormais e que podem colocar, uma vez mais, a Guiné-Bissau numa situação de crise mais profunda do que aquela em que se encontra e vejamos como e os porquês:
Ontem, dia 21 de outubro, o país registou com alguma surpresa que estava para acontecer um golpe-de-Estado encomendado pelo Senhor dito General de nome Ùmaro Sissoko Embaló. É o próprio que o confirma numa mensagem gravada de uma conversação que manteve com o filho de um Ministro de Estado da actual e caduca Presidência da República, cujo nome é Bodjan Candé, encarregue de recrutar jovens para incendiarem pneus em pontos estratégicos, facto que originaria por sequência a intervenção de mercenários, com a missão de prender o Primeiro-Ministro e alguns membros do seu Governo.
À luz da nossa Constituição da República que, no seu artigo 125º diz expressamente que o Ministério Público é o órgão do Estado encarregue de fiscalizar a legalidade democrática e de defender o interesse público e social, o dito General de aviário pisou o risco e abusou da paciência dos guineenses.
Com estas declarações, o Senhor Sissoko Embaló agrediu de forma flagrante o interesse público e social, motivo mais do que suficiente para que o Senhor Procurador-Geral da República accione os mecanismos legais ao seu dispor no sentido dos infractores serem imediatamente traduzidos à justiça.

O PAIGC quer relembrar ao Ministério Público que bem recentemente, um dos mais conceituados e prestigiados Comandantes da nossa gloriosa Luta de Libertação Nacional e membro da Direcção Superior do nosso Partido foi encarcerado, depois de retirado abusivamente do seu internamento na Clínica Madrugada, só porque aventou as probalidades de um golpe-de-Estado tendo em conta os cenários políticos na altura existentes no país.
A diferença hoje é que, ontem, o Comandante Manecas Santos advertiu, positivamente, sobre eminentes probalidades do surgimento de um golpe-de-Estado. Hoje é o Senhor General de Aviário Sissoko Embaló que cria e fomenta um golpe-de-Estado, cujo início teve hoje lugar com a queima de pneus na Chapa Bissau, prontamente neutralizada pelas forças de segurança. É o próprio que o afirma “ipsis verbis”, mediante uma gravação hoje de conhecimento dos guineenses largamente radiodifundida por várias estações emissoras.
Por esta e outras razões, o PAIGC, sempre oprofundamente comprometido com este pacifico e martirizado Povo, incumbe-se a procurar respostas às suas preocupações:
• Será este tipo de candidato que o MADEM - G 15 vai tentar eleger para a Presidência da República?
• Será este o perfil hipotético de uma Presidência que porventura teremos no futuro?
O PAIGC tem a plena certeza que o nosso povo atento e obstinado na defesa do seu país, saberá escolher o seu digno e competente Presidente da República.
O PAIGC está atento, firme e determinado, e nada nem ninguém, por mais manobras e contra-manobras que provoquem, poderão travar a sua inabalável e irredutivel caminhada na construção de uma pátria una, forte, coesa e desenvolvida.
Bapur Ka Na Nkadja!
Bissau, 22 de Outubro de 2019.
O SECRETARIADO NACIONAL DO PAIGC.

Conosaba/Aliu Cande

Sem comentários:

Enviar um comentário