quinta-feira, 24 de outubro de 2019

OS CANDIDATOS: JOSÉ MÁRIO VAZ, NUNO NABIAN, CARLOS GOMES JÚNIOR E UMARO SISSOCO EMBALO RECUSARAM ENTREGAR FOTOGRAFIAS À CNE PARA EFEITOS DE PRODUÇÃO DE BOLETINS DE VOTO


José Mário Vaz, Nuno Nabian, Carlos Gomes Júnior e Umaru Sissoco Embalo recusaram entregar fotografias à Comissão Nacional de Eleições para efeitos de produção de boletins de voto.

O Governo da Guiné-Bissau iniciou em setembro uma correção às omissões dos cadernos eleitorais, que, devido a falhas técnicas, impediram mais de 20.000 eleitores de votar nas legislativas.

As correções têm provocado alguma tensão política, com os partidos da oposição e candidatos às presidenciais a considerarem que as correções não têm enquadramento legal.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise na Guiné-Bissau, insistiu em diversas ocasiões na manutenção dos cadernos eleitorais utilizados nas eleições legislativas de 10 de março nas eleições presidenciais, salvo consenso total da classe política.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro e a segunda volta, caso seja necessária, está marcada para 29 de dezembro.

Conosaba/radiosolmansi 

Sem comentários:

Enviar um comentário