domingo, 27 de outubro de 2019

«ARTIGO Nº 17-2019» "O NOSSO MUNDO OU A NOSSA PLANETA ESTÃO CHEIOS DAS PESSOAS AMBICIOSOS, QUE SÓ QUEREM O DINHEIRO TUDO E MAIS ALGUMAS COISAS, PRINCIPALMENTE A CHAVE DO MUNDO – O PODER E O DINHEIRO, NÃO É SÓ ALGUNS GUINEENSES – TODOS OS PAÍS TÊM ESSAS PESSOAS" - MALAM GOMES LÍDER - DIRIGENTE ASSOCIATIVO EM PORTUGAL

VAMOS VER OS VALORES DE CHEVES DO MUNDO E AS SUAS APLICAÇÕES:
O Poder - É um valor e deve ser partilhadas, não é interno é nem é absoluto, há muita gente que não sabem, principalmente no nosso país RGB, em especial os nossos políticos e governantes – Que cuidem, Eles é que vão acabar o poder não.

Vamos ver o Dinheiro – É o meio, mas não é o fim a quem também não saiba. Pensam com o dinheiro pode fazer tudo e até sacrificar e tirar as vidas das pessoas para poder ter mais dinheiro, para quê? Pessoas inteligentes é que têm sempre mais dinheiro isso é verdade, mas como é que conseguiram mais dinheiro?

Através das pessoas sérias, trabalhadores e de confiança, esses é que Eles conquistaram e ganharam muito dinheiro.

VALOR E O DINHEIRO – Os que têm, conseguiram através das pessoas sério e trabalhadores e de confiança - esses muitos só têm o mínimo dos mínimos para viver e o resto da polução mundial ou maiorias como vivem? Todo mundo sabe?!

Primeiro conquistaram pessoas sérias, trabalhadores e de confiança e manipularam-nos, puseram-nos trabalhar com seriedade como burros, para poder multiplicar os capitais (Aleios e os patrimónios). Eles já têm tudo e mais alguma coisa o que fazer com pudorosos cheios de dinheiro e com o poder nas mãos no mundo de hoje?

OS NOSSOS POLÍTICOS, LIDERES E GOVERNANTES QUE CUDEM É O POVO É QUE MAIS ORDENA NO MUNDO DE HOJE – ELES É DÃO ELES É QUE TIRA E VIMOS EM TODO MUNDO O NOSSO PAÍS RGB – LÍDERES E GOVERNANTES QUE CUIDEM.

PROBLEMAS É QUE - OS NOSSOS POLÍTICOS, OS NOSSOS LÍDERES E OS NOSSOS GOVERNANTES TÊM AS DIFICULDADES DE RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS, DE ENTENDIMENTOS E DE RESOLVER OS PROBLEMAS QUE AFECTA A SOCIEDADE E O NOSSO PAÍS RGB – QUALQUER QUE SEJA PROBLEMAS E TUDO O QUE SE PASSA NO PAÍS RECORREM OS PAÍS VIZINOS E A COMUNIDADE INTERNACIONAL.

Se quisermos reduzir os manipuladores de opinião pública, só temos um caminho.
Temos que investir fortes na educação e formação é aqui, é que está o futuro de todos Nós- Pôr o dinheiro nestas áreas não são gosto perdidos e nem é consumo é sim investimentos, com os retornos garantidos para toda sociedade.

Guiné – Bissau, o nosso país vai de mal a pior e não há ninguém que pode parar.

Os nossos políticos, líderes e governantes - alguns ainda não entenderam e devem entender as dificuldades e fazer possível e criar uma (EQUIPA e dar um Nome). Equipa com pessoas cultas, inteligentes e idóneos, o nosso país tem pessoas com esse calibres (dentro e fora da Porta) com visão de médio e longo prazo mas – Têm que guardar tudo o que têm de bom e mal nas suas vidas (pessoal, familiar, profissionais, privadas, públicas, económicas, políticas, académicas, sociais, culturais e religiosos) – também as camisolas das suas equipas de futebol, e todos os cartões (partidárias, empresarial e associativismo) e esquecerem as suas - Aldeias, Vilas, Cidades, Regiões Olhar só para guineenses no seu todo e o nosso país RGB – Concentrarem nas reformas o nosso país RGB precisa das reformas profundas em todas as áreas, não só reformas políticas. Nós todos sabemos que as reformas, não são feitas para servirem os que fazem, mas sim para servir as gerações vindouras, essa geração no nosso país RGB estão muito afectados e ser posta em causa e muitos jovens ainda não entenderam.

Por essas razões e outros, criam factos que não existem, fazem acusões graves sem provas uns, conta uns aos outros, a justiça não funcionam ou alias, as instituições de estado não funcionam, é ali é que está o centro ou focos dos nossos problemas e Eles não conseguem resolver e crise, que eles próprios criaram sem necessidades a muito e muito tempo, quase desde independência em 24 de Setembro de 1974.

Vejamos os quatro (4) últimos casos gritantes, que mobilizou os nossos políticos, líderes, governantes e a CNE entrou nas polémicas e fez suou alarmes e os países vizinhos e a comunidade internacional, sempre atentos há casos a mais e princípios a menos entre os nossos (políticos, líderes e governantes), porque pequena faísca acende logo o lume é mais uma vergonha para nós guineenses - (dentro e fora da porta).

Primeiro caso – Correcções dos cadernos eleitorais, que alguns candidatos presidenciais, partidos e movimentos políticos não queriam as mexidas – querem que a  CNE trabalha com cadernos utilizados nas últimas eleições legislativas - porque a constituição, as leis vigentes e as leis eleitoral do país não permitem e proíbem correcções dos cadernos eleitorais.

Omissões já tinham sido detectadas nas últimas eleições legislaturas e ouve reclamações de alguns partidos políticos na altura o governo liderado por mesma pessoa Dr. Aristides Gomes – Vinte cinco (25.000) mil eleitores não constavam nos cadernos eleitorais e não votaram, embora tinham sido recenseados, esses é que o governo e a CNE, queriam fazer correcções para votarem nas presidenciais.

Alguns candidatos presidenciais de peso pisado e alguns partidos políticos não querem ouvir falar de correcções - dizem que o governo e CNE, estão preparar batota ou fraudes generalizadas para presidenciais e não vão permitir.

Governo e CNE - Fizeram as orelhas mocas e prosseguiram com correcções desde lá os reclamantes ficaram de costas viradas com o governo e CNE.

Todas as reuniões, assuntos relacionados com preparação do processo eleitoral das eleições presidenciais boicotaram ou nunca mais participaram. Governo e CNE, deram passos retaguardas, vieram agora dizer, que só vão usar os cadernos eleitorais utilizadas nas últimas eleições legislaturas, só os que votaram nas últimas legislaturas é que vão votar nas presidenciais, os reclamantes desconfiam e têm as razões?!
Deixo oito (8) perguntas para governo e CNE responderem.

1 - Porquê só agora?) 2 - O que é que mudou?) 3 - Porquê que mudou?) 4 – Porquê que criaram tantas polémicas sem necessidades?) 5 – Dinheiro e tempos gastos no processo das correcções quem é que vai paga?) 6 - Os cadernos utilizados nas legislaturas não foram mexidos?) 7 - Quem é que vai dar as garantias que os cadernos não foram mexidos?) 8 – Qual era objectivos dessas mexidas?
 Todos os guineenses - Guardamos as respostas de CNE e do Governo?

Segundo caso - Um político interferir nas investigações, apresentar fotocópias do passaporte diplomático aprendida pelas autoridades que foi utilizados por um traficante de droga e acusando governo de ser célula de tráfico de drogas são acusações muito e muito grave da parte de um político, que foi governante.

Terceiro caso - Primeiro-ministro acusou o candidato presidencial que foi aprovado pelo STJ - Supremo Tribunal de Justiça o (Órgão Máximo da Justiça do nosso país RGB) e em pré-campanha tentiva de golpe de estado e o próprio não foi ainda detido pelas autoridades competentes e nem foi acusado de nada pelos órgão próprio, também é muito e muito grave - O pai, um encarregado de Educação, um líder, um governante e até um deputado, não podem reagir em quente – Tem que ter todos os elementos, avalia-los, ouvir o seu estafe, recolher informações seguros junta aos elementos da segurança do estado e depois reagir com segurança - Ouvimos outras reacções lamentáveis no país, em eleições presidenciais e em crise política permanente.

Parece brincadeiras de maus gostos, o verdadeiro golpe de estado, tem que ser concretizadas dentro de vinte quatro (24) horas, se falharem nas tentativas os responsáveis têm que ser detidos pelas autoridades competentes, se não conseguir fugirem e sair fora do país, até hoje ninguém foi detido.

Vejam o acusado pelo próprio Primeiro-ministro, um dos candidatos presidenciais aprovadas pelo STJ – Supremo tribunal de justiça o Órgão Máximo da nossa Justiça até hoje não foi detido e nem acusado de nada pelos órgãos próprios, tirando acusações do Primeiro – ministro Dr. Aristides Gomes é muito grave, o que fazer?

É muito e muito grave, é irresponsabilidade e é inadmissíveis os comportamentos, as atitudes e as reacções dos nossos políticos, líderes e governantes do nosso país.

Eles perturbam as acções das autoridades competentes nas investigações (PAREM), respeitem uns aos outros, a justiça, os guineenses, os países vizinhos e a comunidade internacional - comportamentos, atitudes e reacções não vos abonam, tudo isso ultrapassa a luta política partidárias, são interferências, não vos dignificam (Parem, há casos a mais e princípios a menos no nosso país RGB. Entre os nossos políticos).

Os seus defensores (dentro e fora do país, estão em movimentos - tentam justificar o injustificáveis, defender a todo custo – mas Eles têm as dificuldades e tentam tapar o sol com as mãos é grave e muito grave, estar manipular as pessoas, querer lançar poeiras ou tapar olhos das pessoas, querer tapar o sol com as mãos, enganar pessoas ou enterrá-los vivos, não devem esquecer que as pessoas são sementes (Eles são cúmplices fazem parte do sistema) – Eles nunca dizem a verdade é só manipular as pessoa inocentes, porque as pessoa bem informados com visão de médio e longo prazo não vão nas cantigas que Eles cantam nas Órgãos de Comunicação social – Eles nunca dizem a verdade, aliás não há verdade absoluta, há sim possibilidade da realidade, uns têm a comunicação social e arrumam lá as suas mentiras, manipulam opinião pública – Eles têm duplicidade de interesse.

Não há – Café, pequeno-almoço, almoço e jantar grátis no nosso mundo de hoje. (Bom entendedor meia palavra basta).

Perante tudo isso vejam que é que a União Europeia fez – Não fez rigorosamente nada, a não ser duplicar apoio financeira ao processo eleitoral. Os pobres quando sêmolas são grandes, desconfiam – Bom entendedor meia palavra basta.

CEDEAO COMO SEMPRE – Mandou a delegação de alto nível e foram clara com a CNE e o governo, aconselhou-os para utilizarem cadernos eleitorais utilizados nas últimas legislaturas, se não houver entendimentos ou consenso - É uma boa ajuda é um bom conselho, a verdade deve ser dita, é o que falta alguns dos mediadores no nosso país. Eles aumentam – problemas, crises, desatendimentos a muito de muito tempo.

Muitos estão lá para complicar tudo, não estão ajudar, estão pior crise, porque são tendenciosos ou olham só para um lado (São árbitros e ao mesmo tempo jogadores).
 Mas Eles não têm as culpas - Os nossos políticos, líderes e governantes têm que mudar os seus – Comportamentos, as suas atitudes e as suas formas de actuar e reagir, pisam sempre as linhas vermelhas, que é grave, ajuda é ajuda não resolvem os problemas, os nossos políticos e governantes pedem ajuda ou pedem os países vizinhos e a comunidade internacional para virem resolver os problemas que Eles criam?

Resposta eu não sei, se é ajuda – Eles é que devem indicar as áreas – Se é para Eles virem resolver os problemas que os nossos políticos criaram sem necessidade. Então resolvam das suas maneiras.

Têm que parar, medir consequências dos passos que dão, e pedir as desculpas aos guineenses, países vizinhos e a comunidade internacional – Esses não querem abandonar o população guineenses e o país, que são sempre massacradas pelos seus (políticos ou filhos da Terra) a muito e muito tempo, é tempo de porem as mãos nas consciência e olharem para os caminhos percorridos ou para o passado (Chega, Basta).

Destruíram quase tudo, chegou o tempo de reconstruir o que foram destruídos.

Todos nós guineenses - Temos que olhar para o passado, presente e o futuro e interpretá-los bem, se queremos corrigir, não podemos ficar agarrados o passado, esse fica para história e para interpretações. Prepararmos bem o presente com trabalho sério, para garantirmos o futuro melhor para todos, o nosso país tem todas as condições e os recursos no mar, no céu e na terra, que dá para nós todos filhos da terra, mas é preciso trabalharmos com a seriedade e deixar cada macaco no seu ramo, igualdade de um por um não há, não existem na planeta – Todos guineenses, têm lugar na sociedade e no país, mas os lugares de destaque não são automático o (Bom entendedor meia palavra basta).- Os nossos políticos continuaram a cometer os mesmos erros a quase cinquenta (50) anos.

 MALAM GOMES LÍDER - DIRIGENTE ASSOCIATIVO EM PORTUGAL O ATEVISTA

Sem comentários:

Enviar um comentário