quarta-feira, 30 de outubro de 2019

SILVESTRE ALVES CONSIDERA DE "ABERRAÇÃO" A DECISÃO DE DEMITIR ARISTIDES GOMES


O líder do Movimento Democrático Guineense (MDG), uma formação política extraparlamentar, Silvestre Alves, considera de "aberração" o decreto do Presidente da República, José Mário Vaz, que demitiu Aristides Gomes, como primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

"Este decreto é uma "aberração", terminado o mandato não há mais nada a fazer, por isso, o Presidente guineense a todos os títulos não pode emitir um decreto presidencial", explicou Silvestre Alves.

Convidado esta terça-feira (29.10), pela Rádio Jovem a comentar o derrube do executivo liderado por Aristides Gomes, Silvestre Alves fez lembrar ao Presidente da República que se quiser produzir qualquer decreto presidencial sempre é travado pelo artigo 104 da Constituição da República.

O artigo em causa manda o Presidente da República antes de demitir o executivo, ouvir o Conselho de Estado e os partidos políticos com assento no parlamento, mas os membros existentes no órgão consultivo do Chefe de Estado é da nova legislatura.

Igualmente jurista de profissão, Alves diz que os cinco membros designados pelo Chefe de Estado, o mandato deles restringe-se exatamente ao mandato do Presidente, portanto estão na caducidade.

Segundo Silvestre Alves, perante ausência dos outros membros da soberania no reunião do Conselho de Estado, portanto é desastroso José Mário Vaz pensar numa fuga para frente indigitando novo executivo.

Perante este cenário, Alves fez lembrar ao primeiro-ministro, Aristides Gomes, que as ordens ilegítimas ninguém é obrigado a cumprir.

O líder do Movimento Democrático Guineense (MDG) instou ao Chefe de Estado, que terminou mandato no mês de junho a respeitar os resultados das eleições legislativas.

José Mário Vaz demitiu segunda-feira o Governo liderado por Aristides Gomes e nomeou hoje Faustino Imbali, do Partido de Renovação Social, novo primeiro-ministro.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise no país, considerou o decreto ilegal e reiterou o apoio a Aristides Gomes.

Portugal anunciou também que reconhece como legítimo o Governo de Aristides Gomes.

Por: AC

Conosaba/Rádio Jovem Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário