terça-feira, 29 de outubro de 2019

“COMBATE À CORRUPÇÃO DEVE SER DEVER DE TODOS”, DIZ PRESIDENTE DE TRIBUNAL DE CONTAS

O presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, disse, hoje (24), que a transparência na administração pública consubstancia claramente na corrupção e a sua fiscalização e o combate é o dever de todos

Dionísio Cabi proferiu estas declarações na cerimónia da abertura do seminário sobre a transparência na administração pública guineense, realizada pela Associação Guineense Anticorrupção.

Na ocasião, Cabi chamou atenção na urgência para adopção dos mecanismos de controlo que permitam eficiência e transparência na administração pública.

“Também é extremamente indispensável adoção de instrumentos jurídicos sobre acesso a informação de actos administrativos, permitindo monitoramento do controlo e a vigilância da administração pública por parte de todos os cidadãos”, realça este responsável.

Em nome do ministro das finanças, Rui Ferreira, falou da avaliação do nível da corrupção do país onde a Guiné-Bissau, numa avaliação realiza em 2018, ocupa a posição numero16 facto “preocupante”.

Para o presidente da Associação Guineense de Luta Contra a Corrupção, Joel Alo Fernandes, a promoção de transparência na administração pública reivindica o cumprimento do direito de ser informado sobre gestão pública e pelos gestores públicas.

Com duração de dois dias o seminário tem como o objectivo, promover um espaço de debate e discussão sobre a transparência na administração pública com vista a consciencializar os participantes sobre o perigo e o mal da falta de transparência na administração pública da Guiné-Bissau.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário