domingo, 27 de outubro de 2019

GUINÉ-BISSAU: NUNO GOMES NABIAN PEDE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO ELEITORAL

O lider da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e candidato às presidenciais, Nuno Gomes Nabian, pediu a Comissão Nacional de Eleições(CNE), mais “transparência e credibilidade” no processo eleitoral de 24 de novembro no país.

Continuamos a pedir a CNE para ter bom senso para que eleições presidenciais de 24 novembro desenrolem nas condições da paz, estabilidade, transparência e de credibilidade, porque estamos interessado para que o processo decorra num bom clima”, disse Gomes Nabian

Em conferência de imprensa este domingo, 27 de outubro de 2019, na sede principal do partido, em Bissau, Gomes Nabian revela que está disponível para aceitar os resultados eleitorais, mas alerta a CNE que é fundamental que processo seja transparente no sentido de evitar problemas no país.

Neste encontro com os jornalistas para abordar os protestos de ontem que resultou na morte de um dos manifestantes, Nabian ainda criticou o sorteio feito pela Comissão Nacional de Eleições para o posicionamento dos candidatos no boletim de voto.

O líder da quarta força política no Parlamento, que terá o apoio do PRS, que ficou em terceiro lugar nas legislativas, entende que a CNE deve colaborar no sentido de preservar a paz e estabilidade.

Ao chefe de Estado, José Mario Vaz e ao primeiro-ministro, Aristides Gomes, Nuno Gomes Nabian pede para tomarem medidas urgentes sobre os responsáveis do Ministério do Interior que deram ordens para lançar gás lacrimogênio durante a tentativa de manifestação organizada por três partidos com assento no parlamento, nomeadamente, o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), Partido da Renovação Social (PRS) e a APU-PDGB para protestar contra o processo eleitoral.

Embora as autoridades competentes estejam a investigar as circunstâncias da morte do cidadão guineense de nome Demba Baldé, os organizadores do protesto alegam que o malogrado foi agredido por agentes e atingido com arma branca.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

Por: AC

Conosaba/radiojovem

Sem comentários:

Enviar um comentário