quinta-feira, 24 de outubro de 2019

COMISSÃO DA CONFIGURAÇÃO DA PAZ NA GUINÉ-BISSAU AVISA QUE CONTAM COM ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA DATA MARCADA


O presidente da Comissão de Configuração da Paz da Guiné-Bissau afirma esta quarta-feira (23/10) que a Comunidade Internacional conta com a realização das eleições presidenciais nas datas já confirmadas.

O embaixador Mauro Vieira que se encontra numa visita enquadrada no apoio às eleições presidenciais de 24 de Novembro, diz igualmente que tem confiança de que as forças políticas estão todos a trabalhar para a realização destas eleições.

“Trouxe a ele (presidente de Assembleia Nacional Popular) a palavra da Comunidade Internacional que conta com a realização dessas eleições presidenciais nas datas já confirmadas para que possamos encerrar esses processos eleitorais que começou com as eleições legislativas e agora terminará com as presidenciais”, avança para depois afirmar que “ mas o que posso dizer é que tenho confiança de que as forças políticas estão todos trabalhando no sentido da realização das eleições e tenho a certeza que vamos chegar a bom termo neste processo eleitoral”, acrescentou o embaixador Mauro Vieira.

Por outro lado, considerou que a atitude dos quatro candidatos a estas eleições tem que ser resolvida conforme as regras estabelecidas nas legislações eleitorais guineense.

“Isso é uma questão interna e tem que ser resolvida de acordo com as regras estabelecidas na legislação eleitoral guineense. A Comunidade Internacional está acompanhando com grande expectativa positiva esse processo, e penso que a representação política do povo guineense, é muito consciente do seu papel e dos desafios que estão para frente que é justamente, a conclusão desse processo que teve início com as eleições legislativas”, considerou o diplomata.

De referir que os candidatos, José Mário Vaz, Nuno Nabian, Carlos Gomes Júnior e Umaru Sissoco Embalo recusaram entregar fotografias à Comissão Nacional de Eleições para efeitos de produção de boletins de voto.

A visita faz parte do compromisso continuo entre a Comissão de Configuração da Paz da Guiné-Bissau e a Guiné-Bissau e vai permitir ao Mauro Vieira se familiarizar com os mais recentes desenvolvimentos políticos e de segurança no país e apoiar os preparativos para eleições presidenciais pacíficas e inclusivas.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário