sexta-feira, 25 de outubro de 2019

«PORTUGAL: DEPUTADOS TOMAM POSSE HOJE» LUSO-GUINEENSE, JOACINE KATAR MOREIRA: "HOJE INAUGURAMOS UMA NOVA ERA"


Deputados tomam posse esta sexta-feira

A chegada do Livre ao Parlamento é um sinal de “maturidade política” da democracia portuguesa, segundo a nova deputada.

A deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, afirmou esta sexta-feira que o arranque da XIV legislatura marca o início de uma “nova era” na Assembleia da República.

Joacine Katar Moreira considera que a entrada do Livre no Parlamento é um “sinal de maturidade política” e quebra com um ciclo de eleições de deputados “orientados para a mesma elite política, económica e financeira”.

Hoje estamos a inaugurar uma nova era e é, especialmente, uma era em que estes ambientes que há uns anos olhávamos enquanto ambientes completamente orientados para a mesma elite política, económica, financeira e por aí a fora, é hoje em dia, um ambiente que se abre e que é, simultaneamente, a evolução do ambiente institucional português e um sinal de maturidade política”, afirmou Joacine Katar Moreira, aos jornalistas, à margem da tomada de posse dos 230 novos deputados na Assembleia da República.

O Livre foi o nono partido mais votada, tendo sido esta a primeira vez que conseguiu eleger deputados para a Assembleia da República. Este é a composição do Parlamento mais diversificado desde o 25 de Abril. O Parlamento vai contar com 108 deputados do PS, 79 do PSD, 19 do Bloco de Esquerda, 10 do PCP, dois do PEV, cinco do CDS-PP, quatro do PAN, um do Chega, um do Iniciativa Liberal e um do Livre.

Nas eleições legislativas de 6 de outubro, o PS ganhou com 36,34% dos votos, sem maioria absoluta. Já o PSD conseguiu 27,76%, seguido do Bloco de Esquerda (9,52%), CDU (6,33%), CDS-PP (4,22%), PAN (3,32%), Chega (1,29%), Iniciativa Liberal (1,29%) e Livre (1,09%).
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário