terça-feira, 22 de outubro de 2019

«ARTIGO Nº 16-2019 »"QUANDO É QUE OS NOSSOS POLÍTICOS, LIDERES E GOVERNANTES, VÃO REDUZIR OU ACABAR COM AS MISSÕES DE ALTO NÍVEL – VINDO DE DOS PAÍS VIZINHOS E ESTRANGEIROS PARA O NOSSO PAÍS, RESOLVER ASSUNTOS INTERNO, QUE NÓS MESMO PODIAM SENTAR NA MESMA MESA E RESOLVER TUDO?! PRIMEIRO DESAFIO DO NOVO PR, QUE VAMOS ELEGER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, NO MEU ARTIGO Nº 15 FUI CLARO PAPEL DO PR" - MALAM GOMES


Vejam os comportamentos e atitudes dos nossos políticos, lideres, governantes e a sociedade (Pessoas) acompanha-os, que é muito grave
Há quatro (4) anos - Todos estavam a reclamar as eleições gerais (Legislaturas e Presidenciais), com boca cheia, mas esquecemos os custos dos processos.
Ouvi declaração infeliz e vergonhosas na comunicação social da alta funcionária de CNE Comissão Nacional de Eleições diz que:
 Diz que a Comissão nacional das Eleições (CNE) - Está pisar as linhas vermelhas, por falta de desbloqueamentos das verbas, fundos ou meias o financeiras (dinheiro), permitidas por parte da comunidade internacional.
Ao fim ao cabo não temos dinheiro para organizar as eleições e queremos as eleições todos os dias ou todos os anos – Quem é que vai pagar os custos?
Comunidade Internacional devia exigir as garantias, que as eleições vão ser – livres, pacífico, transparente, credíveis, bem organizadas, aceitáveis e sem violências, se não houver as garantias (nada para ninguém) – Já estão ter os problemas interno, não estão ainda resolvidos e estão a pedir o dinheiro para quê?! Resolvam ainda as correcções que fizeram e alguns candidatos não concordam – Dizem que a CNE e o governo estão preparar fraude?!
Essas comunidades internacionais, que têm as mãos estendidas ou a espera do dinheiro permitidas - São aqueles que alguns dos nossos políticos desconfiam, não respeitam e até as vezes alguns falam mal deles.
Várias eleições organizadas, sem nenhum resultado para a sociedade guineense e o país, ao fim ao cabo quem é que ganha ou ganhou em todas as eleições organizadas sem resultados?
Respostas – Uma coisa é certas – Nós guineense simples e o país  - Não, não ganhamos nada.
Perguntam-se a CNE – Está o pedir apoio ou temos lá o nosso dinheiro ou a nossa quota que pagamos estão lá?
 Onde é que estão o dinheiro das nossas receitas? Dos impostos que pagamos? Da nossa riqueza no mar, na terra e no céu? Nós Guineenses (dentro e fora do país).
Trabalhadores sérios, contribuintes limpos - queremos saber onde metem ou onde é que estão toda a nossa riqueza que produzimos?
Querem dinheiro, querem ajuda, para organizarem as eleições – Há garantia e é só daqui a quatro (4) anos e daqui a cinco (5) anos é que vão precisar mais da ajuda ou dinheiro para organizarmos as eleições? Comunidade internacional devia pedir e exigir essa garantia.
Não podem estar a pôr o dinheiro ou calor ou trabalho árduo dos seus povos nos buracos sem fundo. Pesem bem antes de falar – vocês lá quando falam, partem-nos corações cá.
Vejamos os pequenos problemas, diferendos, que poderíamos resolver sem intervenções dos países vizinhos e a comunidade internacional.
São chamadas Pequenos problemas e diferendo no país – Organizações das eleições internos, as suas preparações, controlos, financiamentos, com todos os recursos – Financeiros, humanos, ténicos publicação dos resultados das mesmas, tomada de posse dos eleitos, e formação do governo não era preciso mediações ixternas, são assuntos internos, que deviam ser resolvidos internamente – chamam países vizinhos e a comunidade internacional imiscuírem nos assuntos interno, simples problemas que nós podia resolver, sem ajuda de ninguém, chamam os vizinhos e os estrangeiros ou todos para resolver ou imiscuírem nos assuntos interno do país. Vamos pensar todos e pôs as nossas mãos nas consciências nós todos temos que dar as nossas (Contribuições para resolver os nossos problemas e os nosso diferendos).
É normal pedir apoios internacionais, países amigos para preparar e organizar as eleições são normais muitos países fazem Pedem apoios - financeiras, ténicas e humanas, esses apoios não devem servir moedas de trocar, para virem fazer tudo e até escolher ou indicar - quem é que vai ser eleito? Quem é que governar? Quem que vai entrar no governo (tem que acabar).
Lêem esse três (3) pormenores e tirem as conclusões, se são mentiras ou verdade?!
1 - Porquê que nenhum partido, movimento político ou coligação quando ganha as eleições, mesmo com maiorias absoluta, tem as dificuldades para formar o governo duradouro ou até fim de legislaturas – quatro (4) anos o tempo previsto da duração da legislatura?
Respostas – Razões familiares, trazer amigos, trazer pequenos partidos que elegem um (1) ou dois (2) deputados e os outros sem representação parlamentar para tapar os olhos militantes activos, que lutaram para dar vitória ao partido, movimento ou coligação que ganhou as eleições, muitos ficam fora do governo - Familiares, amigos e outros que não mereciam entrar ou participar no governo e metem-os.
2 – Resultados são o que vemos a vinte cinco (25) anos de multipartidarismo ou da nossa democracia. O que fazer? Mudar a mentalidade, tudo isso chamam-se (Corrupção)?
3 - Porquê que, no nosso país (RGB), pequenas faíscas acendem logo o lume?
Resposta – Manipulação de opinião pública, ambição, abuso do poder e de confiança, violação da constituição, leis vigente do país e leis internacionais, dos partidos e movimentos políticos quem viola tudo isso mais tarde ou mais cedo, vai violar direitos humanos é o que se vê.
Presidenciais no nosso RGB 2019 - Eram dizano (19) o STJ validou doze (12), as decisões estão tomadas, batata quente estão nas nossas mãos – Quem é que vamos confiar o destino do país?
Respostas só no dia D - 24 de novembro ou 29 de dezembro, guardamos todos os candidatos estão no terreno dentro e fora da porta, pessoas com visão de médio e longo prazo, líderes de opinião que não têm compromissos, estão a ouvir todos e analisar os programas e ver as equipas e depois tomarão as suas decisões e dão as indicações para o candidato da sua preferência, esperemos que ganhe o melhor entre os melhores.
 Na África, não é só no nosso país República da Guiné – Bissau, as legislaturas quase não contam nada – Tudo está nas presidenciais, não dignifica a democracia.
Porquê? Na África quem ganha, ganha tudo com os seus e os que perdem, perdem também tudo com os seus – Isso não é democracia, porque não pode criar estabilidade política e boa governação, impedem investimento de médio e longo prazo sem investimento não há:
Trabalho, sem trabalho, não há dinheiro, sem dinheiro não há deposito e nem poupança nas instituições financeiras (Bancos), os bancos sem dinheiro não podem financiar as famílias e nem as empresas e o governo ou estado ficam com as mãos atadas, não vão ter o dinheiro para pagar os funcionários e pôr as instituições a funcionar.
Nós guineenses queremos que os nossos políticos entendam – Quem tem as culpas ou quem tem as razões, quem tem mais força ou quem tem menos força, quem tem mais apoios ou quem tem menos apoios – Queremos que perdoam uns aos outros, engolem os sapos vivos, fazem pontes e diques a GB, o país precisam de todos os seus filhos (Vamos pensar todos).
Apelo aos guineenses ou eleitores guineenses – Temos que tomar muito cuidado, aqueles que nunca fizeram nada, nunca trabalharam, não dizem a verdade, não são de confiança, nunca deram provas, manipuladores de opinião público, abusador de confiança, do poder, ambiciosos, arrogantes, corruptos e violadores de direitos humanos. NÃO, NÃO E NÃO.
 NOVEMBRO, 24 É O DIA D PARA NÓS GUINEENSES - SOMOS TODOS CONVIDADOS, NÃO QUEREMOS 29 DE DEZEMBRO, NÃO TEMOS MAIS TEMPO – VAMOS DECIDIR NO DIA 24 DE NOVEMBRO, NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER, PORQUE JÁ PERDEMOS MUITO TEMPO E NÃO PODEMOS PERDER MAIS TEMPO!
Guineenses (dentro e fora do país) – somos todos convidados, é o nosso dia D cada um puxa as braças as suas sardinhas, tudo é possível, não podemos dar a vitória ao candidato +a), que temos a confiança e achamos que pode tirar-nos na situação que encontrar-mos a muito tempo ou mudar a nossa Casa, a nossa Família, a nossa Associação, o nosso Partido, o nosso Movimento Político, a nossa Aldeia, a nossa Vila, a nossa Cidade, a nossa Região, o nosso País e o Mundo sentado nas sofás, nas cadeiras a ver e ouvir, ler e escrever:
Rádio, televisão, ler jornais, revistas, artigos de opinião dos outros e escrever os nossos nos jornais, nas redes sociais e nos (Blogues), sublinhar erros, corrigir, criticar, apontar os caminhos limpos e curtos e chamar nomes aos outros, nessas condições mudanças – Não, não e não
Guineenses ou eleitores guineenses - Vamos todos votar nesse dia e votar bem – Votar na família não, no amigo não, colega de infância, da escola, de trabalho, do seu partido não, pagar o favor não – Vamos pôr o nosso voto na pessoa de confiança, com provas dadas, sério trabalhador, de confiança, bom, tolerante, que toma as decisões custa o que custar, que vai ouvir as pessoas, falar com pessoas, fazer pontes e diques, para unir as pessoas e pôr todo mundo a movimentar (trabalhar), só é possível com política sólida, boa governação, esse faz-se com estabilidade política - (Governo forte, oposição forte e a sociedade civil bem organizadas), esses é com pode atrair investimentos e criam postos de trabalho e tirar o país nos problemas.
Vejam os comportamentos e atitudes dos nossos políticos, lideres e governantes e a sociedade (Pessoas) acompanha-os, que é muito e mito grave para a democracia.

MALAM GOMES, CIDADÃO COMUM PRÓ - ATIVO EM PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário