terça-feira, 30 de julho de 2019

“URGENTE URBANIZAÇÃO DOS BAIRROS” - BOMBEIROS DA GUINÉ-BISSAU

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros defende a urbanização nos bairros a fim de evitar as futuras inundações graves em algumas zonas da Guiné-Bissau

Esta segunda-feira (29), numa entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), a propósito da intensa chuva nos últimos dias em algumas zonas do país, o comandante da corporação dos Bombeiros Humanitários, Álvaro José Pereira Bicho, sustenta que se haver que a urbanização irá permitir a canalização da água para local apropriado evitando possível inundação no país devido às chuvas fortes.

Seria melhor a urbanização dos bairros para permitir escoamento da água e evitando também a precariedade de construções das casas. Esta urbanização ajudaria o serviço de Protecção Civil e Bombeiros em caso de incêndio ou de uma inundação para que o nosso serviço possa dar socorro aos acidentários a tempo e hora”, explica.

O comandante da Corporação de Bombeiro alertou que, em termos de zonas, as de maior risco são as zonas húmidas uma vez que são locais críticos, quer pelo risco de inundação provocada pela precipitação e quer pelo aumento do nível da água e quer pelo risco costeiro e sobretudo pela sua fragilidade.

“Os agentes que mais correm riscos de uma inundação são os que vivem nas zonas húmidas ou seja nas bolanhas na medida que existem grandes perigos e críticos por ser zona de concentração da água e do aumento do nível das águas pelo risco costeiro”, sustenta.

A inundação grave pode provocar a perda de vidas, a deslocação de populações, danos no ambiente e no património cultural, e é prejudicial à saúde humana e consequentemente compromete o desenvolvimento económico.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário