sábado, 27 de julho de 2019

FOI INAUGURADA A NOVA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE AMÍLCAR CABRAL EM BISSAU

Magnifico Reitor da Universidade Amílcar Cabral 
Excelência Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal
Senhores Membros do Corpo Docente da Universidade
Caros Estudantes Universitários
Minhas Senhoras, Meus Senhores,
A honrosa presença da Sua Excelência Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Doutor Augusto Santos Silva, neste evento, demostra inabalável amizade e cooperação histórica que unem as duas nações. E, nós, obviamente, acreditamos que em conjunto, com as estratégias bem definidas, podemos assumir compromissos que possam construir um futuro melhor para os nossos povos.
Os imperativos atuais de um mundo cada vez mais globalizado e mais competitivo (que Portugal foi um dos pioneiros, através de Descobrimentos) impõe-nos uma atitude afirmativa e valorizadora do conhecimento, da ciência, da inovação e da tecnologia. Para tal, o aprofundamento e o estreitamento de laços da cooperação entre os nossos países joga um papel decisivo.
Acreditamos que a formação de pessoas é a maior riqueza que um país pode ter e Portugal é disso um excelente exemplo, pela aposta que faz na formação de quadros e no investimento, no conhecimento e na investigação científica.
Minhas Senhoras, Meus Senhores
O ensino e aprendizagem da língua portuguesa na Guiné-Bissau, como sendo a língua oficial e de aquisição de conhecimento científico, continua a revelar deficiências profundas, tanto na produção oral assim como na da escrita, tendo como consequências imediatas fraco nível do sistema educativo e um péssimo desempenho escolar dos alunos.
Cientes de tudo isso, internamente, temos a responsabilidade de definir uma política para o ensino da língua portuguesa como língua segunda, enquanto a língua veicular de ensino.
Esta biblioteca poderá responder à inquietação dos jovens e de todos os leitores e, em geral, será mais um meio de ultrapassar a nossa insatisfação quanto aos índices de leitura que atualmente nos colocam muito abaixo do desejável.
A biblioteca universitária, aqui ou noutra parte de mundo, possui um papel primordial de dar o suporte ao ensino difundido dentro da universidade, assim como às atividades de pesquisa e extensão realizadas pela instituição de ensino a qual pertence.
Por isso, é importantíssimo que esta biblioteca seja valorizada e preservada, e que os docentes desta universidade incentivem a utilização desse espaço de saber aos seus alunos, indicando bibliografias e obras científicas presentes no acervo.
Quero terminar, desejando a todos os estudantes, muitos êxitos nos vossos estudos.
Agradecer, mais uma vez, à sua excelência, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pela amabilidade que teve em presidir esse ato.
Muito obrigado pela vossa atenção!

 Bissau, 26 de julho de 2019
  
Mestre Garcia Biifa Bedeta
(Secretário de Estado de Ensino Superior e Investigação Cientifica)




Sem comentários:

Enviar um comentário