terça-feira, 23 de julho de 2019

ONU MULHER APOIA PROJECTOS DE PEQUENAS SUBVENÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DA PAZ


Vinte e seis projectos de diferentes organizações da sociedade civil em áreas diversas foram aprovados para receberem pequenas subvenções, através do fundo da consolidação da paz na Guiné-Bissau, no quadro do projecto da ONU mulher e do projecto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.

A divulgação dos projectos aprovados foi realizada, esta segunda-feira, (22/7), em Bissau, com o objectivo de construir competências de liderança na consolidação da paz para mulheres e jovens líderes, para que possam superar os obstáculos à sua participação plena na vida política da Guiné-Bissau.

A cerimónia foi presidida pela ministra da Mulher Família e Protecção Social, Cadi Seide, que afirma que os projectos ora aprovados irá resolver em parte grandes desafios que a sociedade guineense enfrenta.

“São projectos disseminados em toda a parte da Guiné-Bissau e vai resolver em parte os grandes desafios da nossa sociedade, por exemplo, a situação de roubo de gado, conflito de terra, deferentes tipos de assédios, a questão de pessoas com deficiência e entre outros” realça a governante enaltecendo a situação dos albinos guineense que segundo a mesma “é uma parte da sociedade guineense um pouco esquecida” que vai constituir uma das prioridades do ministério que dirige.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Jack Martins Egenhoff, disse esperar uma abordagem inovadora e criativa por parte das organizações seleccionadas.

“Quero solicitar o governo da Guiné-Bissau a dar o seu apoio para o sucesso desta iniciativa para consolidação da construção de uma sociedade aberta e participativa”, alerta o representante.

No âmbito deste projecto, foram recebidas 92 propostas de projectos, mas só 26 ficaram aprovados, onde 14 serão geridas pela ONU Mulher em parceria com a Plan-internacional até Dezembro deste ano e 12 nas regiões de Gabú e Cacheu que serão geridas pelo PNUD em parceria com a SWISSAID.

Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário