terça-feira, 30 de julho de 2019

«3 SINDICATOS JUNTOS» SINDICATOS DOS PROFESSORES CONDICIONAM INÍCIO DO ANO LECTIVO COM APLICAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE

Os três sindicatos dos professores (SINAPROF, SINDEPROF e SIESE) - denominada frente comum - apontam a aplicação do estatuto de carreira docente, em Agosto, e a liquidação das dívidas com os professores de novo ingresso e contratados como um dos pontos para a retoma as aulas, em Setembro

Esta segunda-feira (29), em conferência de imprensa, o porta-voz da comissão negocial dos três sindicatos dos professores, Bunghôma Duarte Sanha, diz que os pontos elencados irão também condicionar o início do próximo ano lectivo.

“Temos professores novos-ingressos e contratados com quase 7 meses sem salários e se não ferem pagas estas dívidas não se deve pensar no início do ano lectivo”

Bunghôma Sanhá denuncia ainda a tentativa do ministério da Educação em tentar excluir alguns professores, na implementação da carreira docente.

“Qualquer professor colocado de fora na implementação do ano lectivo significará problema no ano lectivo. O ministro da Educação é jovem e por isso exigimos que faça o seu trabalho e para que não seja conduzido”

No que se refere a notificação do líder do SINAPROF, Domingos de Carvalho, amanhã (30), no Ministério Público, Bunghôma Duarte Sanhá explica que poderá ter ligações com as greves levadas a cabo e, no entanto, promete posicionar ainda amanhã sobre o assunto depois da audição.

O presente ano lectivo nas escolas públicas foi caracterizado por greves constantes dos professores que exigem a aplicação da carreira docente e o pagamento dos salários em atraso. Os alunos não conseguiram chegar os 40 por cento das horas lectivas. Enquanto isso, as opiniões divergem em relação a nulidade ou não do presente ano.

O novo ministro da Educação, diz ter em manga estratégias para a salvação do ano e na semana passada a organização estudantil “carta 21” tentou promover uma marcha pacífica exigindo a nulidade do ano lectivo e proferiram duras críticas ao ministro Dautarim Costa considerando de “uma ofensa” salvação integral deste ano lectivo.

As críticas continuam a surgir e, esta segunda-feira, o movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados exige a divulgação da estratégia para a salvação do presente ano apesar da probabilidade de que não existem condições para isso

Sana Cante diz que uma carta aberta foi envida ao ministério da Educação e caso a estratégia apresentada não seja de acordo com o desejado, o MCCI irá pô-la em causa.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário