O Ministério da Saúde Pública beneficiou, hoje (7), de 6 viaturas, 25 motorizadas,114 frigoríficos para a conservação de vacinas e um gerador.
O donativo é do Fundo da Aliança Global para a Vacinação (GAVI) e entregue pela UNICEF. A entrega está no âmbito da parceria institucional para o reforço do Programa Alargado de Vacinação (PAV) e entregue pela UNICEF ao Ministério da Saúde Publica.
Para a representante Adjunta de UNICEF, Ainhoa Jaureguibeitia, a entrega dos materiais vai ajudar o programa de vacinação a ter meios para fazer um programa de proximidade com as populações.
“Estamos aqui hoje para entregar 6 viaturas, 25 motorizadas, 114 frigoríficos e um gerador. Cinco viaturas, 15 motorizadas,114 frigoríficos e o gerador fazem parte do financiamento do Fundo da Aliança Internacional para a Vacinação (GAVI) e vão ajudar o programa de vacinação a ter meios para fazer um programa de proximidade com as populações. Estas motorizadas vão permitir as equipas chegar até as crianças que moram longe do centro de saúde”, justificou.
Já o Ministro da Saúde, António Deuna, considera que a doação vai ajudar em resolver grandes problemas existentes actualmente.
“ Os materiais serão encaminhados para o seu próprio destino e destes seis viaturas, duas serão encaminhadas para Programa Alargado de Vacinação (PAV) e duas viaturas vão para as regiões. Uma para região de OIO e a outra região de Farim. (…). O nosso sistema de saúde tem grande problemas não e é segredo para ninguém da grande fragilidade que o sistema tem por isso, estamos satisfeitos”, manifestou.
Dentre os materiais; 5 viaturas, 15 motorizadas, 112 frigoríficos para a conservação de vacinas são financiados pelo Fundo da Aliança Global para a Vacinação (GAVI), e enquanto 1 gerador, uma viatura, dois frigoríficos e 10 motorizadas foram financiamento da UNICEF.
Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário