quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Ministro da Administração Territorial quer régulos longe da política partidária


O ministro da Administração Territorial, Fernando Dias, aconselhou esta quinta-feira (15.10), aos régulos e responsáveis das comunidades guineenses na aldeias, a distanciarem-se da política partidária e serem “isentos” nas resoluções dos problemas.

Na sua intervenção no ato de celebração do Dia Mundial da Resolução de Conflitos, o governante fez uma chamada de atenção:

“Sempre chamamos aos régulos e chefes das aldeias, os vossos partidos devem ficar nos vossos corações e no dia de votação. Não podem declarar militância aberta nos partidos políticos, porque só problemas é que nos trazem”, começou por dizer o ministro da Administração Territorial.

E os régulos têm que ser isentos e imparciais, afirma Fernando Dias:

“Quando o régulo declara ser de um partido, quando há problema, vai ter dificuldades de resolvê-los. Se eu sei que você é de um partido e eu do outro, e a pessoa com quem tenho problema é do mesmo partido que você (régulo), mesmo que eu tenha culpa, vou dizer que você (régulo) o favoreceu, porque são do mesmo partido. Por isso é que devemos-nos distanciar. O nosso partido que fique nos nossos corações e dia de votação, chegamos e votamos, porque nós vamos ser pedra importante na aldeia e na resolução dos problemas nas comunidades”, finalizou.

Na Guiné-Bissau, o envolvimento dos régulos e chefes das aldeias nos assuntos da política partidária, principalmente durante os processos eleitorais, é alvo de contestação, por vários observadores políticos, que criticam o facto, apelando o abandono da conduta.

Por Iancuba Dansó

Conosaba///capitalnews.gw/

Sem comentários:

Enviar um comentário