O centro PEN Guiné-Bissau abre o primeiro concurso Literário denominado “Conto Tradicional”. A abertura do concurso foi feita, esta segunda-feira, e correu na casa dos direitos em Bissau.
O concurso tem por objectivo de recolher, transcrever e divulgar o conto tradicional guineense, um componente importante da tradição oral e dessa forma contribuir para a conservação do património cultural, nomeadamente, a ora litura incentivando assim a produção literária e o gosto pela leitura.
Edson Incopté, membro do PEN, disse que o concurso é publicado mediante aviso no site de PEN Guiné-Bissau podem participar todos os cidadãos guineenses com excepção dos membros da Direcção da PEN Guiné-Bissau, que é a entidade promotora.
“Os trabalhos devem ser inéditos, isto é, importa esclarecer que estamos a falar de contos tradicionais que implicam a recolha dos contos já existentes”, explica.
O Presidente do centro PEN, Adulai Silla, explica que é muito importante que o contacto com o livro, para que o hábito de leitura seja promovido e ao mesmo tempo velar para que “a nossa boa tradição o nosso património cultural seja preservado”.
“É com este duplo objectivo que entendemos por bem organizar este concurso, o primeiro concurso que eu saiba que está a ser organizado neste país nessa categoria, no passado houve outros concursos; a Guiné-Bissau teve um prémio literário como todos sabem e chamou-se “ prémio literário José Carlos Schwartz que não existe mais”, sustenta Silá que realça a importância do concurso literário que poderá ter na promoção da literacia na preservação do nosso património cultural”
O concurso iniciou desde o dia 12 do mês corrente e vai terminar no dia 12 de Novembro do ano em curso.
O centro PEN é constituído, por tempo indeterminado, uma Associação Cultural, que terá a sua sede em Bissau, podendo a mesma ser transferida para qualquer outra localidade do país.
Esta Associação adere aos princípios da Federação PEN, organismo internacional com sede em Londres, de que é membro autónomo e a cuja Carta se considera vinculada. A Associação é constituída por escritores, jornalistas, editores e tradutores.
Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário