No dia 6 de Outubro deste ano, a UEMOA – União Económica e Monetéria da África Ocidental, instituída no dia 10 de Janeiro de 1994 em Dakar, com o objectivo de
edificar um espaço económico harmonizado e integrado, onde é assegurado total liberdade de circulação de pessoas, capitais, bens, serviços e de factores de produção, assim como o direito de exercício e estabelecimento para os profisionais liberais, de residência para os cidadãos comunitários – fez o lançamento do evento promocional do «mês de Outubro, mês de consumo dos produtos locais».
No dia 15 de Outubro deste ano, Burkina também fez o lançamento oficial dessa campanha
de reflexão, de comunicação e exposição dos produtos locais. Estive
duplamente presente, enquanto Comissário e em representação do Presidente da Comissão da UEMOA, Sr. Abdallah Boureima.
A razão de adoptar o mês de Outubro de cada ano, como mês de consumo dos produtos produzidos localmente, seja
produtos alimentares e outros, deve-se ao facto da reunião dos Ministros do Comércio da UEMOA ter tido lugar
nesse mês, no dia 25 do ano passado,
com a presença do antigo Director Geral da
Organização Mundial do Comércio, Dr. Roberto Azevedo, de nacionalidade brasileira.
A iniciativa visa acompanhar e dinamizar os esforços de transformação e de comercialização dos produtos locais no espaço UEMOA.
A partir deste ano, 2020, em cada ano, o mês de Outubro será consagrado a celebração do esforço dos produtores,
transformadores artesanais e a promoção do consumo local.
De uma maneira concreta, podemos parafrasear o Capitão Presidente Thomas Sankara, «faire en sorte que les marches de l’UEMOA appartiennent aux citoyens de
l’UEMOA».
A UEMOA representa mais de 130 milhões de consumidores. Imaginem que todos esses consumidores
decidissem mudar os seus hábitos de consumo, priorizando
os produtos originários da UEMOA, que é composto por 8 Países: Benin, Burkina Faso,
Costa de Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo, que usam a mesma moeda: o franco cfa.
Seria uma verdadeira revolução industrial e comercial!
Esta iniciativa é agualmente um verdadeiro meio
para aumentar a taxa do comércio intra-UEMOA, que é de 15%, comparando com a da União Europeia que é de 70%. É um trampolin para a transformação estrutural da economia desses Países.
A crise sanitária deste ano provocou uma
ruptura na cadeia mundial de fornecimento de matérias primas, assim como dos produtos finais de primeira
necessidade. Mais uma razão de promover o conceito «consumir o que produzimos» no Pais.
Por isso, felicitamos e encorajamos os Países que fizeram os avanços notáveis em matéria de promoção e de consumo dos produtos locais, particularmente o Burkina
Faso, País dos Homens Íntegros, que, desde muito cedo, teve uma visão marcável de promover o consumo dos
produtos locais, com uma estratégia a volta do patriotismo.
Essa visão é hoje materilizada tanto na política como no comportamento dos cidadãos.
A Guiné-Bissau esta a preparar o lançamento do mês de Outubro, mês do consumo local. O Togo jà o fez.
Ninguém valorizará o que temos,
se nós não o fizermos. Burkina deu o exemplo. Hoje, o «Faso Danfani (é um pano que é tecido pelas mulheres!)» é um orgulho para Burkina, mas também para todo o espaço UEMOA.
O Actual Presidente de Burkina Faso, Roch Marc
Christian Kabore é o maior dinamizador e
promotor do «Faso Danfani», usa-o em todas as cerimónias e visitas oficiais, no País e no estrangeiro.
O desafio do consumo dos produtos originários do espaço UEMOA está intimamente ligado ao desafio de qualidade, que é uma exigência que se impõe à todos os actores da vida
económica dos nossos Estados membros.
Como é costume dizer: um produto de qualidade vende-se a si
proprio. Por isso, queremos que os nossos produtos sejam consumidos intra e
extra espaço comunitário. E, é imperativo que façamos da qualidade a nossa força. A Comissão da UEMOA reafirma a sua
ambição e a sua firme vontade de fazer da nossa
Sub-Região, um bom exemplo em matéria de qualidade dos produtos postos no mercado.
Assim, os promotores e industriais, mais do que nunca,
são chamados a não poupar nenhum esforço de pôr a disposição dos consumidores, bens e serviços de qualidade, a preços competetivos.
A todos os Estados membros da UEMOA, as nossas
felicitações e agradecimento pelo lançamento da iniciativa «mês de Outubro, mês de consumo
local», com
esperança de que vai ser perpetuada e
permitirá melhorar a colocação dos nossos produtos no mercado, para que seja um verdadeiro
caminho no aumento do nível das trocas comerciais intra-UEMOA.
Bom vento para o desenvolvimento e expansão da marca «MADE IN UEMOA»
no xadrez africano e internacional.
Viva a integração regional.
Ouagadougou, 16 de Outubro de 2020
Joãozinho Mendes «Arnaldo»
UEMOA/Comissário encarregue do Departamento do Mercado Regional (reforço da união aduaneira, eliminação dos obstáculos a livre circulação de pessoas, bens, serviços, capitais e direito de estabelecimento, facilitação das trocas comerciais, vigilância comercial, análise económica das políticas comerciais, negociação dos acordos comerciais, política comercial comum, estimulação da concorrência e regulação do mercado de bens e serviços) e da Cooperação (mobilização e coordenação de financiamentos externos,
cooperação técnica regional e internacional e convergência com a CEDEAO).
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