quarta-feira, 6 de julho de 2016

PAIGC FELICITA CABO VERDE PELO ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA


O presidente do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições na Guiné-Bissau, felicitou hoje o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, pelo aniversário da independência do arquipélago.

Além dos "votos de parabéns", Domingos Simões Pereira acredita que o futuro vai "cimentar cada vez mais e de forma sustentável as relações entre os dois povos irmãos e entre os nossos países, apesar de circunstancialmente o PAIGC estar arredado do poder de forma inconstitucional".

"Estamos convencidos que o atual executivo formado pelo MPD" e que Ulisses Correia lidera, "fará tudo o que for possível para ver desenvolvida e reforçada cada vez mais os estreitos laços de amizade e cooperação entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau", esforço a que o PAIGC se associa, acrescentou.

Domingos Simões Pereira dirigiu também hoje uma carta a Janira Hopffer Almada, líder do PAICV, partido "irmão" do PAIGC.

"Apesar das circunstâncias em que vivemos, vamos continuar a trabalhar em prol da criação de novas e mais promissoras sociedades de desenvolvimento, bem-estar e de progresso", escreveu.

Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, forjou em 1956 o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) sob a perspetiva de criação de um único país, mas a cisão em 1980 levou à criação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Ambos vivem hoje desafios políticos: o PAICV perdeu as últimas eleições legislativas, enquanto em Bissau o PAIGC saiu vencedor, em 2014, mas os seus governos têm sido derrubados pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

Na carta dirigida à líder do PAICV, Simões Pereira faz votos para um trabalho conjunto dos dois partidos de "consolidação de estados de direito democrático na Guiné e Cabo Verde" e "preservação dos valores humanistas, da paz, estabilidade e desenvolvimento".

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário