Suspeitos detidos em Maputo nesta quinta-feira 16 de Abril de 2026. © Orfeu Lisboa
A polícia moçambicana apreendeu 10 toneladas de ácido em pó e dois mil litros de líquidos para produção de drogas, na sequência da detenção de três pessoas, em Maputo, suspeitas de integrarem o cartel mexicano de Sinaloa, um dos maiores grupos de crime organizado do mundo. A informação foi avançada por Hilário Lole, porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal de Moçambique.
O porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal de Moçambique (Sernic),Hilário Lole, explicou que, na sequência a detenção dos três suspeitos, foi realizada uma operação na noite de terça-feira em que foram localizados “cerca de 10 toneladas do ácido em pó e mais de 2.000 litros do ácido líquido que testou positivo como precursor para a produção de droga”.
A 11 de Abril, foram detidas três pessoas, dois mexicanos e um moçambicano, suspeitos de integrarem o Cartel de Sinaloa, um dos maiores grupos de crime organizado do mundo. Foi na residência do moçambicano detido, no distrito de Marracuene, em Maputo, que se iniciou a operação desta terça-feira, mas, de acordo com o porta-voz do Sernic, quando se chegou ao local o produto já tinha sido retirado, restando apenas vestígios. A descoberta acabou por ser feita num estaleiro no distrito de Boane, também em Maputo.
Hilário Lole também informou que os três detidos estão em prisão preventiva e que continua a investigação para a identificação e localização de mais envolvidos. O responsável acrescentou que o SERNIC está a distribuir nas avenidas da cidade e província de Maputo panfletos para a identificação de suspeitos fugitivos.
Esta quarta-feira, 22 de Abril, o Serviço Nacional de Investigação Criminal realizou uma operação-relâmpago à cadeia de máxima segurança na Machava, onde apreendeu diversos bens, entre os quais telemóveis, cigarros, carregadores, dinheiro e outros artigos na posse dos reclusos.
Na quinta-feira passada, a polícia disse estar a colaborar com autoridades sul-africanas e mexicanas para esclarecer o caso.
O Cartel de Sinaloa foi criado em 1987 no México e é tido como um dos maiores grupos de crime organizado do mundo, de tráfico de droga e branqueamento de dinheiro.

Sem comentários:
Enviar um comentário