Militantes do PAICV. Praia, 15 de Abril de 2021. AFP - SEYLLOU
Após disputas na justiça, o PAICV vai a votos no dia 25 de Maio e o congresso do principal partido da oposição cabo-verdiano deve realizar-se nos dias 27, 28 e 29 de Junho.
O próximo presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, principal partido da oposição) será escolhido a 25 de maio, em eleições directas. Nessas eleições, o partido vai também definir os 318 delegados ao congresso.
"Temos as eleições para o presidente do partido para 25 de maio. Se houver necessidade de uma segunda volta, teremos a 01 de junho", anunciou Rui Semedo, actual presidente do partido, após uma reunião do Conselho Nacional.
Já o congresso vai realizar-se no dias 27, 28 e 29 de junho.
Os candidatos a esta eleição são Francisco Carvalho, a par de Nuías Silva, presidente da Câmara de São Filipe, Francisco Pereira, deputado pelo círculo da Europa, e Jorge Spencer Lima, empresário e presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde.
A marcação destas novas datas surge depois de o Tribunal Constitucional ter suspendido o ato eleitoral inicialmente previsto para 30 de março, na sequência de uma impugnação interna.
Rui Semedo afirmou que a decisão da nova data foi tomada num ambiente de "cordialidade, abertura e frontalidade", salientando que o partido está "em condições de organizar com sucesso o próximo pleito eleitoral".
Por :RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário