terça-feira, 20 de maio de 2025

Burkina Faso e Senegal lançaram uma iniciativa conjunta para combater o terrorismo e o crime transnacional.

O pacto estratégico foca na partilha de inteligência e operações de segurança reforçadas.
Este esforço alinha-se com estratégias regionais mais amplas, como a Aliança dos Estados do Sahel que buscam a independência da segurança.

Durante uma visita oficial a Ouagadougou pelo primeiro-ministro senegalês Ousmane SONKO , os dois governos anunciaram um pacto estratégico destinado a aprofundar a partilha de informações e melhorar as operações conjuntas de segurança.

De acordo com a declaração conjunta, tanto o Burkina Faso como o Senegal sublinharam a necessidade de reunir esforços e reforçar a partilha de informações para combater o terrorismo, o tráfico ilícito de armas, a criminalidade transfronteiriça e outras ameaças regionais.

“Ambas as partes também saudaram a convergência de pontos de vista entre Suas Excelências, o Capitão Ibrahim Traoré, Presidente da Faso e Chefe de Estado, e o Sr. Bassirou Diomaye Diakhar Faye, Presidente da República do Senegal, sobre o respeito da soberania do Estado e o controlo dos seus próprios destinos sem interferência estrangeira. ” a declaração adicionada.

Ambassade du Burkina Faso Au Sénégal

Sem comentários:

Enviar um comentário