O embaixador da República Popular da China entregou esta sexta-feira, 30 de maio de 2025, ao Hospital Militar Principal, medicamentos e materiais hospitalares doados pelo governo da República Popular da China ao governo da Guiné-Bissau.
Os materiais e equipamentos médicos doados, no âmbito da cooperação de amizade entre os dois países, incluem antibióticos, medicamentos antimaláricos, analgésicos e outros materiais essenciais, bem como equipamentos especializados para as salas de cirurgias.
Após assinatura e entrega dos materiais, o General Jorge Aniceto da Costa, em representação do ministro da Defesa Nacional, sublinhou que o gesto simboliza não apenas o apoio material, como também um “compromisso inabalável” com o bem-estar e a saúde da comunidade guineense.
Jorge Aniceto enalteceu que a assistência e o apoio incansável da universidade Chi Chuan, pela sua dedicação e fortalecimento das relações médicas e científicas entre as duas nações, o que tem sido fundamental para o progresso da cooperação bilateral entre a Guiné-Bissau e a China.
“A troca de conhecimentos e tecnologias entre profissionais de saúde não apenas melhora a capacidade de resposta do nosso sistema hospitalar, também cultiva um espírito de colaboração que transcende fronteiras”, notou.
Satisfeito com a oferta do governo da República da China, o diretor clínico do Hospital Militar Principal, Major Artur Insumbo, assegurou que irá reforçar um pouco a dinâmica do Hospital e minimizar as dificuldades, sobretudo no que tange à aquisição dos materiais e medicamentos do dia-a-dia para estarem à altura dos desafios e responder às exigências médicas.
Por sua vez, o Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Yang Renhou, enfatizou que a doação de medicamentos e equipamentos médicos é uma medida concreta para a implementação de consenso no aprofundamento da cooperação na área de saúde pública, transformando “a profunda amizade” do povo chinês para os seus amigos guineenses e reflete a firme condição da China e a Guiné-Bissau em construir conjuntamente uma comunidade global de saúde para todos.
O diplomata chinês disse esperar que os materiais doados vão desempenhar um papel crucial na proteção da saúde pública da Guiné-Bissau, lembrando que a China envia à Guiné-Bissau equipas médicas, uma após outra, que percorreram milhares de quilómetros para simplificar a saúde pública do país, demonstrando plenamente “o grande espírito internacionalista”.
Para Yang Renhou, a área da saúde tem sido sempre um domínio importante da cooperação para a China e a Guiné-Bissau, tendo realçado que a parte chinesa está sempre disposta a continuar a implementar o importante consenso dos chefes de Estado, fornecendo mais assistência à Guiné-Bissau, incluindo a finalização oportuna de campanha de consultas gratuitas, promovendo ativamente a cooperação entre hospitais parceiros e ajudar a Guiné-Bissau a elevar o seu nível de serviços de saúde pública.
Por: Carolina Djeme
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:
Enviar um comentário