Mais de trinta jovens guineenses entre agrónomos, agricultores e empreendedores participam, a partir desta segunda-feira, 26 de maio, num curso de capacitação técnica sobre a cadeia produtiva do caju, que decorre até 6 de junho na cidade de Ceará, no Brasil.
A formação, promovida no âmbito da cooperação entre a Tiniguena, o Instituto Brasil África (IBRAF) e o Instituto Caju Brasil (ICB), visa dotar os participantes de conhecimentos abrangentes sobre todas as etapas da cajucultura, desde o plantio e manejo até ao beneficiamento e à transformação industrial dos coprodutos do caju.
Durante o programa, os jovens terão também a oportunidade de interagir com diversos atores da cadeia produtiva brasileira produtores, processadores, fabricantes de máquinas e equipamentos, bem como especialistas em pesquisa e desenvolvimento ampliando significativamente as suas redes de contacto e de cooperação técnica.
As sessões formativas abordarão temas essenciais como: o cenário nacional e internacional da cajucultura; implantação de novas áreas de cajueiro; manejo de pomares adultos de cajueiro anão; planeamento e instalação de viveiros; produção de mudas; substituição de copas em cajueiros comuns; e funcionamento de agroindústrias de processamento de castanha, de cajuína, doces e sucos.
Além das aulas teóricas, os participantes terão formações práticas focadas em técnicas de cultivo e transformação industrial do caju, com ênfase na inovação, sustentabilidade e agregação de valor. O objetivo é que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados na Guiné-Bissau, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor cajueiro no país.
RSM: 27 05 25
Fonte/imagens: Tiniguena

.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário