terça-feira, 27 de maio de 2025

EXECUTIVO CONSIDERA FALSA A INFORMAÇÃO DE QUE 45% DAS CRIANÇAS NASCIDAS NO PAÍS MORREM COM MENOS DE 30 DIAS DE VIDA


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carlos Pinto Pereira, considerou falsa a informação veiculada na imprensa internacional e em alguns órgãos de comunicação internos, segundo a qual 45% das crianças nascidas na Guiné-Bissau morrem antes de completarem trinta dias de vida.

Carlos Pinto Pereira, que regia esta segunda-feira, 26 de maio, à apreensão de mais de trezentos passaportes pela Polícia de Segurança Pública de Portugal, disse que a informação “é redondamente falsa” e que os dados hoje existentes provam que “a Guiné-Bissau está muito longe desta situação”.

Disse não compreender como é que a comunicação social portuguesa utiliza de forma indevida, sem procurar confirmar os dados que utiliza relativamente às notícias que põem acircular sobre a Guiné-Bissau.

“Não queremos de maneira nenhuma pensar que se trata de medidas discriminatórias, mas não é a primeira vez que,quando está no poder alguém que não seja de origem católica (…) por exemplo, que seja de origem muçulmana… isso aconteceu com Malam Bacai Sanhá, Serifo Nhamadjo e está a acontecer com Umaro Sissoco Embaló. As notícias que temos assistido ou acompanhado são enviesadas. Isso traz-nos alguma preocupação, sobretudo quando nos aproximamos de um período muito crucial de eleições, em que põem a circular informações que de seguida são retomadas pelas fontes que todos conhecemos, as redes sociais, para desencadear campanhas intensas e negativas contra o governo”, afirmou Carlos Pinto Pereira.

O chefe da diplomacia guineense chamou atenção à comunicação social portuguesa a mudar a forma de fazer informações sobre a Guiné-Bissau, caso contrários às autoridades guineenses serão obrigadas a tomar medidas que julgarem pertinentes para pôr cobro a esta situação, por serem dois fatos graves veiculados pela comunicação social portuguesa que não correspondem à verdade.

Neste sentido desafiou a RTP-África, que disse ter emitido essa notícia, a repor os fatos, por ter transmitido dados “redondamente falsos”, porque “não há 45% de nados mortos antes dos trinta dias de vida na Guiné-Bissau”.

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DIZ QUE O PAÍS ESTÁ EM PREPARAÇÃO PARA ACOLHER A XVª CIMEIRA DA CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carlos Pinto Pereira, anunciou esta segunda-feira, 26 de maio, que a Guiné-Bissau está em plena preparação para receber a XVª Cimeira da CPLP e que todos os dispositivos estão assegurados.

“Os convites já foram enviados há algum tempo. A comissão que aqui se criou para organizar o evento está a funcionar em pleno e quero acreditar que a 18 de julho a Guiné-Bissau estará pronto para receber os chefes de Estado da CPLP que virão participar na conferência e as reuniões que antecedem a conferência”, assegurou.

Por: Filomeno Sambú
odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário