O deputado da nação e vice-líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Siga Batista, considera que nenhum órgão de estado está a funcionar no país.
As considerações foram feitas esta segunda-feira numa entrevista telefónica à Rádio Sol Mansi, a partir de Lisboa, na qual anuncia a sua pretensão de se candidatar à Presidência da República, nas eleições de novembro próximo.
Siga Batista disse que pretende revolucionar o panorama político guineense dentro do quadro democrático, contudo, todas as áreas de decisão do país encontram-se adoecidas, e que precisam de ser revolucionadas, uma vez que a Guiné-Bissau se encontra quase num estado falhado.
“O país está doente, é uma realidade à vista de todos, é de conhecimento que instituições do estado não estão funcionando e nenhum órgão atualmente não está legalmente e foram assaltados, com a Guiné-Bissau quase num estado falhado”, acrescentou o deputado da nação.
Em relação à sua pretensão de candidatar-se independente à Presidência da República, Batista disse que a sua candidatura visa devolver a esperança ao povo guineense e restaurar a confiança nas instituições da República.
“O que me moveu a candidatar-se ao cargo do presidente da República é porque atualmente a população não confiam nas instituições do estado em que haja um divórcio claro entre população e titular dos cargos políticos por isso, a minha candidatura visa devolver a esperança e restaurar a confiança nas instituições”, garantiu Siga Batista.
Questionado sobre a possibilidade de se candidatar independente, uma vez que foi militante de uma formação política, Siga Batista disse que não há nada que lhe possa impedir de se candidatar, contudo, a liderança do Partido da Renovação Social já lhe deu aval.
“São duas eleições que decorrem simultaneamente no país, legislativas e presidenciais, penso que não há nada que me impeça de candidatar, o que é incompatível, é ser presidente da República e candidatar-se a deputado”, explicou Siga Batista.
Importa recordar que Sigá Batista foi eleito deputado da nação para o círculo eleitoral 9 Região de Biombo, na lista do PRS onde, nos últimos tempos, tem sido uma das vozes críticas ao regime guineense.
Por. Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:
Enviar um comentário