Nos Estados Unidos, uma prática perturbadora está a ganhar força na comunidade ganense. De acordo com o jornal Afrik Soir, alguns cidadãos do Gana em situação irregular estão a ser denunciados às autoridades migratórias pelos próprios compatriotas, em troca de 1.500 dólares (cerca de 944.000 francos CFA).
Esta revelação, trazida a público por um cozinheiro ganense, desencadeou um acalorado debate na diáspora. De um lado, muitos consideram estes atos como uma traição, um ataque à solidariedade comunitária. Do outro, alguns defendem que o respeito pelas leis americanas justifica tais ações, argumentando que denunciar pessoas em situação irregular contribui para a aplicação das normas vigentes.
As consequências destas denúncias já parecem estar a materializar-se. Um aumento significativo nas expulsões de ganenses tem sido registado, agravando um clima migratório já de si tenso. A situação surge num momento em que as autoridades norte-americanas reforçam os controlos fronteiriços, sobretudo face ao fluxo de migrantes venezuelanos.
Conosaba/radiobantaba
Sem comentários:
Enviar um comentário