O antigo chefe de Estado guineense e líder do RPG arc-en-ciel (partido político), Alpha Condé, dirigiu-se aos seus ativistas e apoiantes reunidos na sede do seu partido neste sábado, 1 de fevereiro de 2025. Durante uma intervenção telefónica, atacou vigorosamente os “oportunistas” que tentam desestabilizar o seu partido em benefício da junta militar do CNRD (Comité Nacional do Reagrupamento para o Desenvolvimento). Prometeu “varrer” o regime militar que o afastou do poder em 5 de setembro de 2021.
“Deixem os oportunistas agir. Vamos varrer Doumbouya e a sua gangue e recuperar o nosso poder, Inshallah [se Deus quiser]. Portanto, coragem! Boa sorte para vocês!” declarou Alpha Condé num áudio de cerca de vinte segundos, partilhado em redes sociais e citado pela plataforma Guineematin.
O ex-presidente, de 87 anos, mantém-se uma figura central na oposição à junta liderada pelo coronel Mamadi Doumbouya, que tomou o poder através de um golpe de Estado em 2021. Condé, que governou a Guiné-Conacri de 2010 até à sua deposição, acusa os militares de perpetuarem a instabilidade e de colaborarem com “traidores” internos.
A tensão política no país continua elevada, com a comunidade internacional a pressionar por uma transição democrática, enquanto o CNRD mantém o controlo sem anunciar datas concretas para eleições.
Guineematin
Sem comentários:
Enviar um comentário