Na entrada para últimos sete jogos do Campeonato Nacional de futebol “Guines-Liga” da presente época desportiva 2023-2024, parece que a luta pelo titulo está limitada a duas equipas Sport Bissau e Benfica e o FC Canchungo, atual campeão nacional em título.
Depois da conclusão 23ª jornada da Guines-Liga disputada nos dias 24, 25 e 26 de maio, no ultimo fim de semana na Guiné-Bissau, o Benfica, atual líder da prova, sofreu a sua primeira derrota na competição, após 22 jogos sem perder.
As Águias da Guiné-Bissau, que tem liderado a prova desde o inicio do campeonato, foram derrotadas pelos Tigres de São Domingos por 1 a 0, na sua deslocação ao reduto do adversário que fica na zona da fronteira com o vizinho Senegal, em partida da 23ª jornada da Guines-Liga.
De acordo com a imprensa desportiva nacional consultada pela secção desportiva do Jornal O Democrata, foi uma partida de futebol bastante equilibrada na primeira parte, com oportunidades para ambas as equipas, mas a primeira parte terminou em 0 a 0.
No segundo tempo, os encarnados entraram melhor, dominando a posse de bola perante numero considerável de adeptos no municipal de São Domingos, com várias oportunidades de golos, mas não foram eficazes no capitulo da finalização.
Embora o Benfica dominasse a posse de bola, a equipa de São Domingos estava bastante sólida na sua defesa que não permitiu a penetração dos jogadores dos encarnados.
No tempo extra da partida, aos 90+5 minutos do jogo, a formação de São Domingos conseguiu fazer o único golo da partida que derrotou o Benfica. O golo foi apontado por Amadu Bari, que deu alegria aos dirigentes e adeptos desse clube que luta pela manutenção na Guines-Liga.
A formação nortenha, que está na zona crítica da tabela com outras várias equipas, conseguiu arrecadar 6 pontos nas ultimas duas jornadas. Os Tigres de São Domingos venceram o FC Cuntum e o Benfica, conseguindo assim somar duas vitorias consecutivas na competição.
Com este resultado, os Tigres de São Domingos somam agora 23 pontos na tabela classificativa, o que permitiu sacudir a pressão a volta desta equipa. Já o Benfica treinado por Romualdo José da Silva, “Aldo”, perdeu a chance de terminar a época sem derrota na Guines-Liga, mantendo-se com os 56 pontos na tabela classificativa.
Após esta derrota do Benfica, “reacendeu” a luta “mano a mano” com o FC Canchungo, atual campeão nacional, que venceu o seu jogo da 23ª jornada da Guines-Liga na recepção do Flamengo de Pefine. Esta vitória permitiu ao FC Canchungo encurtar para dois pontos em o Benfica.
Em partida realizada na cidade de Canchungo, o atual campeão nacional conseguiu venceu o Flamengo de Pefine por 1 a 0, após um erro do guardião adversário logo aos 4 minutos do jogo e Gil aproveitou para fazer o único golo da partida.
Segundo relatos da imprensa local, o Flamengo de Pefine, que veio moralizado após duas vitórias consecutivas, fez tudo para empatar o jogo, mas não conseguiu, graças à solidez da defensiva dos Lobos de Canchungo.
A partida terminou com o triunfo de Canchungo por 1 a 0 e o Pefine perdeu a oportunidade de somar três vitorias seguidas, uma vez que está na zona critica da tabela, embora alguns dos seus diretos adversários também perdessem pontos nesta jornada. Trata-se dos Portos de Bissau e Binar FC.
Com este resultado tangencial diante de Pefine, o FC Canchungo tem agora 54 pontos na tabela classificativa, ocupando o segundo lugar, mantendo a perseguição ao Benfica, uma vez que as duas equipas medirão força nesta segunda volta da Guines-Liga, num jogo que será determinante para conquista da prova.
Já o Flamengo de Pefine, que luta pela manutenção na prova, mantém-se com 20 pontos na tabela classificativa, ocupando o antepenúltimo lugar da classificação, estando a frente do Binar FC e do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa.
Nos restantes jogos da 23ª jornada da Guines-Liga, o Sporting Clube de Bafatá, que tem somado uma serie de resultados negativos ao longo da época desportiva, que levou a saída do então treinador Infamara Dabó, regressou as vitorias nesta jornada da competição.
Em partida disputada em Bafatá, segunda capital do país, a equipa leonina do leste da Guiné-Bissau venceu os Arados de Nhacra por 2 a 0, após dois empates e uma derrota nas jornadas anteriores da Guines-Liga.
A equipa de Bafatá, que luta a par de varias equipas para a manutenção na prova, conseguiu somar três importantes pontos nesta caminhada bastante equilibrada na luta para garantir a manutenção.
Com este triunfo, o Sporting Clube de Bafatá tem agora 22 pontos na tabela classificativa, enquanto, os Arados de Nhacra, que não vencem há três jogos consecutivos, mantêm-se com 28 pontos na tabela classificativa.
Em Mansoa, a equipa local, que está no ultimo lugar da tabela classificativa, regressou aos triunfos nesta 23ª jornada da Guines-Liga. O histórico clube nacional recebeu e derrotou o Sporting Clube da Guiné-Bissau por 3 a 0, em partida disputada na cidade de Mansoa.
O Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, que já foi campeão nacional por três vezes, conseguiu derrotar a equipa com maior numero de títulos nacionais, o Sporting Clube da Guiné-Bissau.
Segundo relatos da imprensa local, a formação nortenha foi superior durante toda a partida e conseguiu somar três pontos e voltou estar motivado para alcançar o seu objetivo que passa pela manutenção na primeira divisão.
Com esta vitória, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, continua no último da tabela com 19 pontos, em igualdade com o Binar FC.
Considerado o eterno rival do Benfica, o Sporting Clube da Guiné-Bissau não está a realizar uma excelente época desportiva na presente temporada. Nos últimos três jogos, a equipa treinada por Pedro Dias somou três derrotas consecutivas na prova.
Em Bissau, os Portos de Bissau, que prometeram muito no início da época desportiva, voltaram a não vencer nesta 23ª jornada da Guines-Liga. A equipa sediada em Bissaumergulhou numa crise de resultados e não vence há seis jogos consecutivos do Campeonato Nacional de futebol desta competição.
Após as derrotas diante dos Arados de Nhacra, do Sporting Clube da Guiné-Bissau, do Flamengo de Pefine e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, os Portos de Bissau empataram 1 a 1 frente a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) no Estádio Lino Correia.
Com esta crise de resultados, os Portos de Bissau treinados por Ivanilson Inácio Missanga, vulgarmente conhecido por “Ata”, está na zona crítica da tabela classificativa, com fortes possibilidades de descer de divisão, a 7 jogos do fim da prova organizada pela LGCF.
Após este empate, os Estivadores têm agora 24 pontos na tabela classificativa, enquanto, a UDIB, que soma dois empates consecutivos, continua a ocupar o terceiro lugar da tabela classificativa com 39 pontos.
Em Sonaco, a formação local está a ser uma das melhores equipas nesta segunda volta. O FC Sonaco recebeu e venceu o Binar FC por 2 a 0, nesta 23ª jornada da Guines-Liga, agravando a situação da formação nortenha na tabela classificativa.
Nos últimos 5 jogos, a equipa de Sonaco somou 11 pontos, oque lhe permitiu estar tranquilo no meio da tabela classificativa. A formação de Binar, que fez uma grande exibição frente ao Benfica na jornada anterior, não vence há vários jogos da competição e somou mais uma derrota no ultimo fim de semana.
Esta equipa que mergulhou numa crise de liderança, ocupa agora penúltimo da tabela classificativa com apenas 19 pontos, numa altura em que faltam 21 pontos para disputar entre 16 equipas que disputam o Campeonato Nacional.
Em relação a formação de Sonaco, uma das equipas sensação da prova, que tem agora 33 pontos na tabela classificativa, iguala às equipas como Sporting Clube da Guiné-Bissau e FC Pelundo.
Em Pelundo, região de Cacheu, a formação local, que foi derrotada na jornada anterior pelo Flamengo de Pefine, voltou a ficar pontos nesta 23ª jornada da Guines-Liga, perdendo a oportunidade de ultrapassar o Sporting Clube da Guiné-Bissau na tabela classificativa.
Na recepção ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, os Lobos de Pelundo conseguiram, além de empate diante desta equipa do leste da Guiné-Bissau, que ocupa quarto lugar da tabela classificativa da Guines-Liga.
Com este empate, o FC Pelundo tem agora 33 pontos na tabela classificativa, enquanto, o Gabú, que venceu na jornada anterior, faz agora 37 pontos.
Em Bula, a formação local, que vem de um empate diante da UDIB, conseguiu somar três pontos nesta jornada que encerrou no ultimo domingo. A equipa de Nuno Tristão FC Bula recebeu e venceu o FC Cuntum por 1 a 0, em partida da 23ª jornada da Guines-Liga.
Foi uma partida bastante disputada entre as duas equipas com várias ocasiões de golos, mas a formação de Bula mais eficaz no capitulo da finalização e conseguiu somar três pontos nesta partida, saindo vencedora do jogo.
A equipa de Cuntum, caiu de rendimento nos últimos jogos, está agora na zona critica da tabela, estando somente a frente de 6 equipas, nomeadamente Portos de Bissau, São Domingos, Pefine, Bafata, Binar e Mansoa.
Com esta vitória, Bula tem agora 31 pontos na tabela classificativa, enquanto, o FC Cuntum continua com 27 pontos, mas com fortes possibilidades para cair na zona que luta pela manutenção.
Resultados completos da 23ª jornada da Guines-Liga:
Portos de Bissau 1 UDIB 1
Mansoa 3 Sporting 0
Pelundo 0 Gabu 0
São Domingos 1 Benfica 0
Sonaco 2 Binar 0
Canchungo 1 Pefine 0
Bula 1 Cuntum 0
Bafatá 2 Nhacra 0
Classificação:
1 – Benfica tem 56 pontos,
2 – Canchungo tem 54 pontos,
3 – UDIB tem 39 pontos,
4 – Gabú tem 37 pontos,
5 – Sporting tem 33 pontos,
6 – Pelundo tem 33 pontos,
7 – Sonaco tem 33 pontos,
8 – Bula tem 31 pontos,
9 – Nhacra tem 28 pontos,
10 – Cuntum tem 27 pontos,
11 – Portos de Bissau 24 pontos,
12 – São Domingos tem 23 pontos,
13 – Bafatá tem 22 pontos,
14 – Pefine tem 20 pontos,
15 – Binar tem 19 pontos,
16 – Mansoa tem 19 pontos.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário