A delegação da União Europeia na Guiné-Bissau inaugurou esta sexta-feira duas infraestruturas, nomeadamente, pistas rurais, pontes e furos de água construída em Encheia, setor de Bissorã.
As infraestruturas inauguradas nesta localidade foram construídas através do projeto “Ianda Guiné”, financiado pela União Europeu.
No ato, Presente no ato, o primeiro-ministro, Rui Duarte Barros disse que com esta inauguração a população estará em condições de produzir mais de três (3) toneladas de arroz por ano.
“Com esta inauguração que hoje estamos a assistir, a nossa comunidade estará em condição de produzir mais de três (3) mil toneladas de arroz, o que vai melhorar a situação da insegurança alimentar”, afirmou o chefe do governo apelando a população local maior cuidado e proteção das infraestruturas.
O programa abrange todas as zonas do país, incluindo Bolama e Bijagós, onde será inaugurado um centro elétrico, segundo o anúncio feito pelo embaixador Bertulis.
O chefe da delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, garantiu igualmente que a sua organização continuará a apoiar a Guiné-Bissau até 2027, através do programa multianual “Europa no Mundo”, no âmbito do Global Gateway, o portal global.
“O nosso apoio continua através do programa multianual “Europa no Mundo”, no âmbito do Global Gateway, o portal global uma iniciativa sustentável que visa reduzir o défice do investimento global”, garantiu o diplomata.
Já em nome da comunidade local, João Incanha, disse que a intervenção do projeto “Ianda Guiné”, minimizou os seus sofrimentos desde a mobilidade, produção de arroz e o acesso à água potável.
“Nós aqui em Encheia há vários anos que deparamos com a dificuldade de acesso à água potável e bom estrada bem como as nossa bolanhas invadidas pela água salgada, com este projeto “Ianda Guiné”, podemos dizer que já saímos do isolamento e da fome”, disse.
A delegação da União Europeia na Guiné-Bissau inaugurou o primeiro sistema de abastecimento e distribuição de água rural multi tabanca, permitindo o acesso de água potável através duma rede de dezenas de fontanário em mais de dez tabancas, beneficiando mais de 7 mil pessoas na seção de Encheia.
Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário