quarta-feira, 22 de maio de 2024

PUBIS KA BURRU.



O povo não vai admitir que se perpetue essa do passado, de se fazer muito barulho a volta de um crime, e passado algum tempo, voltar-se aquela situação de – suma Mon di sal na iagu. Aconteceu com o caso DGCI, e com tantos outros departamentos, e é bom que não se fechem os olhos sobre este crime que tem minado os esforços das novas autoridades.
O Presidente Umaro Sissoco Embalo, é o futuro Primeiro-Ministro, não obstante o princípio da separação de poderes consagrado no nossa Constituição da República, têm uma grande responsabilidade e uma soberana oportunidade para marcarem este país, com uma marca indelével, para quando deixarem de exercer serem recordados com orgulho. Mas para isso também, devem ser os primeiros a dar o exemplo e serem modelos, sobretudo para a juventude, que está avinda de ver transformado o seu país.
Que se proceda a auditoria de todos os departamentos geradores de receitas e das empresas públicas e participadas, monitorando de perto os responsáveis no seu comportamento do dia-a-dia. Não é uma tarefa difícil, porque existem os homens devidamente formados ao nível dos órgãos vocacionados ao combate ao crime para detetarem os malfeitores, muito deles, apressados em adquirir ou construir, no mais curto espaço de tempo depois de serem nomeados.
Há que pôr termo a esta prática, e se necessário, de forma violenta. E uma coisa é certa. Se houvesse a coragem de confiscar os bens adquiridos ilicitamente pelos altos responsáveis deste país, e fossem vendidos e as receitas revertidas a favor do Estado, o Tesouro Público não teria nunca problemas de liquidez, e os combatentes da liberdade da pátria que ainda restam, não estariam a enfrentar toda esta vida miserável a que estão votados.
Força e coragem no combate a corrupção e ao banditismo no Estado, para que a Guiné volte a gozar aquilo prestígio do passado.
Que o diga, um “famoso slogan” dinheiro de estado no cofre de estado.
Deus abençoe a Guiné-Bissau!
Bxo-22-05-24
Por: yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário