quinta-feira, 21 de abril de 2022

V Congresso Sinamar/ José Henrique Té eleito Presidente da organização

Bissau, 21 Abr 22(ANG) – José Henrique Té foi,hoje, eleito Presidente do Sindicato Nacional dos Marinheiros da Guiné-Bissau (SINAMAR), com 41 votos a favor e um abstenção, num universo dos 42 delegados presentes no evento.

Segundo o Presidente da Comissão Organizadora do V Congresso do Sindicato Nacional dos Marinheiros (SINAMAR) estava prevista a presença de 78 delegados, mas compareceram apenas 42.

Em declarações à ANG após concluida o processo de votação, Rui André Vaz informou que a candidatura de José Henrique Té obteve 41 votos, beneficiando da desistência do Presidente cessante João Cá, por motivos pessoais.

Segundo Rui Vaz cabe agora ao Presidente eleito a indigitação dos restantes membros da direcção do Sindicato dos Marinheiros, nomeadamente o primeiro e segundo secretário.

O Presidente eleito, José Henrique Té declarou como sua prioridade, a abolição do pagamento de 500 mil francos CFA, a que os marinheiros são sujeitos para se embarcar em qualquer navio de pesca porque, segundo diz, “o trabalho não se compra”.

Instado a falar dos mecanismos que dispõe para pôr fim a prática, Henrique Té disse que vai falar com os agenciadores e os responsáveis da Capitania dos Portos para juntos encontrarem soluções para esse pagamento, que diz ser “anormal e triste”.

Por outro lado, Henrique Té prometeu unir outras organizações que defendem os direitos dos marinheiros, e defende que só juntos é que poderão resolver os problemas que afetam os marinheiros, sobretudo no que diz respeito ao pagamento de 500 mil francos para embarque, e do desembarque dos mesmos em caso da doença no mar, sem apoio para assistência médica e medicamentosa.

O presidente cessante João Cá mostrou-se satisfeito com a aprovação, por unânimidade, hoje, do seu Relatório de Contas e Actividades, da parte dos marinheiros que participaram no V Congresso do SINAMAR.

Perguntado sobre os motivos da sua desistência a favor do candidato José Henrique Té, João Cá justifica a sua decisão com a função de Director-Executivo que irá desempenhar no Centro de Formação Maritimo, que está na fase final de sua criação.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário