quarta-feira, 13 de abril de 2022

BISPO DA DIOCESE DE BISSAU DISSE QUE CRISTÃOS TÊM DUPLA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS

O Bispo da diocese de Bissau, Dom Lampra Cá, disse que os cristãos têm dupla responsabilidade perante atual cenário na Guiné-Bissau.

Dom José Lampra Cá falava, hoje, durante a homilia da missa Crismal, na Sé Catedral de Bissau, que é uma missa que consiste em Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e dos catecúmenos e a Renovação das Promessas Sacerdotais feita diante do Bispo.

“Não é segredo para ninguém que o nosso país ainda não chegou no lugar almejado por todos nós. Ela [Guiné-Bissau] não é o único país com este problema. Nós os cristão temos a dupla responsabilidade porque, além de sermos cidadãos e ser humanos somos cristãos e, cristão deve semear amor no contexto que vive e onde trabalha”, disse o bispo de Bissau.

O bispo da diocese de Bissau disse que as pessoas devem buscar ser o conteúdo dos valores morais e espirituais lembrando que o pecado maior é o que é escondido.
Dom Lampra pede os padres para apoiarem os fiéis na iniciação da espiritualidade porque, quando se tem fundo espiritual forte a vida interior dá fortaleza como virtude cardial.

“Se não concorrermos, no sentido humano, para salvar a Guiné-Bissau nenhum de nós será salvo. Para isso não é preciso fazer coisas espetaculares, desde o nosso ambiente comecemos por educar os nossos filhos”, enfatiza.

O bispo de Bissau disse que os cristãos devem ser exemplos na sociedade através das ações concretas.

“Na nossa presença na sociedade devemos levar sal e luz e, não é a logica exibicionista mas através de ações concretas”.

Em referência ao livro de um antigo padre que agora está na política intitulado “30 conselhos para o Homem político”, o bispo disse que “se quer que as pessoas acreditem nas suas palavras exiba as suas obras”.

DIOCESE DE BAFATÁ
Na sé catedral de Bissau, a missa foi presidida pelo bispo emérito, Dom Camnaté na Bissign. Na sua homília, o bispo apela aos sacerdotes a viverem em comunhão e com a responsabilidade mutua.

O bispo disse que os cristãos não devem designar dizendo que “caminhamos para o abismo e para o fracasso total”.

“Devemos trabalhar para que uma nova sociedade possa aparecer e ser o nosso futuro e o nosso orgulho, uma sociedade não baseada na força de arma e na corrupção mas sim na comunhão, na entreajuda fraterna, na solidariedade entre todos os guineenses e na paz fruto da justiça e do desenvolvimento”, aconselha.

Dom Camnaté disse que, em nosso do nosso Senhor Jesus Cristo, os sacerdotes são agentes da salvação e por isso devem dar prioridade à caridade pastoral.



Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba doPorto

Sem comentários:

Enviar um comentário