sexta-feira, 22 de abril de 2022

Justiça/Novo Bastonário e Corpos Sociais da Ordem dos Advogados tomam posse

 

Bissau,22 Abr 22(ANG) – O novo Bastonário e Corpos Sociais  da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, eleita na sua última Assembleia Geral no passado dia 19 de Março, do ano em curso, foram hoje empossados.

Na ocasião, Januário Pedro Correia disse que juraram exercer com  honra e dignidade a missão para que foram eleitos, tendo aconselhado aos seus associados para colocarem sempre a Ordem ao serviço dos advogados.

“A eleição de 19 de Março de 2022 que deu-nos o mandato para o próximo triênio 2022/2025, na qual resultou da liderança da nossa agremiação profissional, constitui para nós uma oportunidade para dar início à uma nova etapa da história da nossa Ordem”, salientou.

Januário Correia sublinhou que vão atingir esse desiderato com projectos de renascer de esperança denominado “Lista Verde”, na certeza de que a Ordem de Advogados da Guiné-Bissau deve consolidar o seu papel, a sua importância e conquista histórica com o impacto no capitulo da defesa do Estado de Direito Democrático, da justiça e  da promoção da cidadania.

“Nesse sentido devemos assumir o papel fulcral na pesrpectiva da viragem da página e de paradigma na gestão e organização, rigor e disciplina na profissão, ancorado no espírito de uma Ordem aberta, unida, combativa e inclusiva”, referiu.

Disse que, doravante, a Ordem irá olhar e aprimorar a união da classe porque todos contam, frisando que vão privilegiar a solidariedade e cooperação, no exercício da profissão e a justiça como as suas missões essenciais visando demonstrar a proficiência e a nobreza para a construção de uma sociedade mais justa e livre.

Por sua vez, o Bastonário cessante da Ordem dos Advogados, Basílio Sanca  afirmou  que seria desonesto, não confessar a dor e   mágoa dos associados, por ficarem  sem uma casa para alojar a sede da organização, depois do despejo “abusivo”, de que foram  vítimas pela Presidência da República.

Sanca frisou que, mais do que isso, a Ordem dos Advogados não foi convidada para tomar parte na sessão solene de abertura do ano judicial, para poder usar de palavra e exprimir o sentimento da classe relativamente ao estado actual da justiça no país.

“Não é necessário frequentar as universidades para dar conta de que o acesso ao direito e a justiça é fundamental para qualquer sociedade que se pretende, de homens livres e justa, pacífica e equitativa”, sublinhou.

Aquele responsável disse que, por isso, os advogados são fundamentais, acrescentando que a defesa do Estado de Direito é a virtude primária do advogado.

A Ordem dos Advogados realizou no passado dia 19 de Março, a sua Assembleia Geral tendo a única Lista Verde, liderada por Januário Correia  saído vencedora com 140 votos num universo de 219 votantes.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário