O Estádio Lino Correia, que fica nas imediações da Presidência da República, em Bissau, volta a receber jogos de futebol à noite, 36 anos depois de ter recebido o último desafio do Campeonato Nacional.
Há muitos anos que os equipamentos para iluminação artificial do estádio estavam totalmente danificados.
Os novos equipamentos adquiridos pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) chegaram ao país no passado dia 28 de maio, e foram instalados por uma equipa de profissionais portugueses, segundo constatou uma equipa da secção desportiva do Jornal O Democrata no estádio Lino Correia.
Embora os trabalhos estejam na fase final, uma delegação da FFGB e a direção geral dos Desportos deslocaram-se ao Estádio esta terça-feira, 01 de junho de 2021, à noite para assistir a fase experimental do funcionamento da iluminação artificial.
Ouvido pelo seminário O Democrata, o vice-presidente da FFGB para a área de Formação e Desenvolvimento de Futebol, Mama Saliu Baldé, enfatizou que a requalificação da iluminação do Estádio Lino Correia é umas das grandes realizações da instituição federativa liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.
“Vamos trabalhar para criar condições para que a competição volte a ser disputada no horário da noite”.
Segundo apurou o Democrata, a última vez que decorreu um jogo à noite no recinto de Lino Correia foi em 1985, entre o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Sporting de Bafatá, que acabou interrompido devido à avaria do grupo de geradores que alimentavam o Estádio e desde então o Estádio jamais voltou a receber jogos à noite.
Em reação a essa iniciativa da FFGB, o diretor-geral dos Desportos, Alberto Dias, realçou os esforços da nova direção executiva do órgão em retornar a iluminação no Estádio Lino Correia, porque “é muito penoso ver as crianças a jogarem no período diurno com muita temperatura e sol”.
“Penso que é uma iniciativa louvável e digna de maiores aplausos pelo facto de trazer iluminação artificial para o Estádio Lino Correia, que é o maior complexo desportivo do país e vai ajudar a minimizar o sofrimento dos atletas que, de 36 anos a esta parte, jogavam sob muito sol”, sublinhou Alberto Dias.
O Democrata soube que, com as instalação dos novos equipamentos, o recinto vai começar a receber jogos oficiais de futebol, nomeadamente: os jogos do campeonato nacional, da taça da Guiné e demais competições ligadas a diferentes modalidades no período da noite.
O Estádio Lino Correia é um estádio multiuso localizado em Bissau, capital da Guiné-Bissau, sendo a mais antiga instalação desportiva da Guiné-Bissau. Com capacidade para 12.000 espertadores, o Estádio alberga, sobretudo, jogos de futebol.
O Estádio foi construído em 1947, sendo inaugurado como Estádio de Bissau a 10 de junho de 1948.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário