quinta-feira, 3 de junho de 2021

Cidadania/Director-geral da INACEP anuncia inicio na próxima segunda-feira da emissão de novos passaportes



Bissau, 02 Jun 21 (ANG) – O diretor-geral da Imprensa Nacional INACEP afirmou esta quarta-feira que o país vai iniciar no próximo dia 7 de Junho a emissão da nova gama dos passaportes incluindo a quarta categoria, denominada “Passaporte Especial”.

Paulino Mendes falava em entrevista à ANG sobre a anunciada suspensão da emissão dos passaportes em circulação de forma a permitir a introdução de novos modelos desse documento.

Disse que as máquinas de produção dos passaportes estão totalmente mobilizadas para atender novos formatos dos novos documentos de identificação.

ʺOs nossos passaportes até aqui são biométricos e policarbonato e outros também são. Os elementos diferenciadores, basicamente, são a capa e a cor do passaporte que mudaram duma forma mais evidente, mais nítida para não se confundir com os anteriores”, explicou.

Aquele responsável sublinhou que os elementos de segurança foram introduzidos e acrescidos, tendo em conta que, cada vez que se move em direcção à segurança dos passaportes, para evitar sua falsificação, os infractores tentam contornar a situação.

Disse que o passaporte é um titulo de viagem que tem que ser um elemento fiável e credível cujo o portador não deve oferecer dúvidas em nenhuma das fronteiras do mundo.

O director-geral da Inacep afirmou que hoje em dia existem ameaças em termos de segurança em todo o mundo, pelo que todo o cuidado é pouco, frisando que, todos são interpelados e sobretudo as autoridades para redobrarem os cuidados quanto a segurança destes documentos.

O novo passaporte é de difícil falsificação e é fiável como outro, e esta nova cor da capa e os dizeres da menção da CEDEAO foram acrescidas para se conformar com a legislação de livre circulação das pessoas e bens e também a exigência de se fazer a menção na altura do próprio passaporte”, explicou.

Paulino Mendes indicou que houve alguns acréscimos nos preços dos passaportes referindo-se que os passaportes ordinários, que custavam 40 mil passam agora a custar 41.500 francos cfa incluindo o formulário, o
de Serviço vai custar 50 mil cfa e os Diplomático e Especial custam100 mil francos CFA.

O director-geral da INACEP disse que, a empresa que dirige é responsável pela emissão dos passaportes e tem um parceiro como assistente técnico, com experiência secular nesta matéria gráfica, para a acompanhar neste processo.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário