sexta-feira, 29 de março de 2019

GOVERNO E UNIOGBIS CORDENAM ACÇÕES DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS/DJAMBACATAM


O Gabinete Integrado das Nações Unidas (UNIOGBIS) em parceria com governo da Guiné-Bissau realizou esta sexta-feira (29 de março) a reunião inaugural de alto nível do Fórum de Coordenação de Parceiros no Combate ao Tráfico de Drogas e à Criminalidade Organizada Transnacional.

O objectivo do Fórum é permitir a que as organizações que trabalham em diversos níveis do combate ao Tráfico de Drogas e à Criminalidade Organizada Transnacional se reúnam, compartilhem ideias e discutam as suas actividades.

Na ocasião, o ministro de justiça Iaia Djaló afirmou que a recente apreensão de cerca de 800 quilogramas de cocaína pela polícia judiciária e a detenção os respectivos implicados, é o grande resultado da luta assumida pelo governo.

“ É chegado a hora de promovermos uma reflecção profunda pois julgamos que é necessário concentrar-se no essencial, isto é, no reforço da capacidade institucional e de meios e equipamentos aos órgãos da polícia criminal e as autoridades judiciárias”, afirmou.

Por outro lado, sublinhou que o alargamento da polícia judiciaria as regiões principalmente as ilhas Bijagós, revela-se necessária como o mais eficiente estratégia de controlo ao transbordo de cocaínas no alto mar com acesso as aguas territoriais da Guiné-Bissau.

“ A reforma dos tribunais e do próprio sistema de justiça criminal é uma urgência assim como a implementação de uma política carceraria eficaz e que obedeça os padrões internacionalmente exigíveis”, sublinhou. 

Para o ministro do interior Edmundo Mendes e seu pelouro está com dificuldades de meios logísticos adequados ao combate ao crime organizado nomeadamente a fiscalização marítima que é uma das vias onde se faz o transbordo do tráfico de drogas.

“ O ministério do Interior como garante da segurança interna responsável pelo controlo das linhas fronteiriças, aéreas e marítimas precisa de ser apetrechado para dar resposta ao combate ao crime organizado”, apontou o ministro do interior.

De referir que na véspera das eleições legislativas no país, a Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau fez, a maior apreensão de droga da sua história: cerca de 800 quilos de cocaína.

O estupefaciente terá chegado ao país por via marítima e foi colocada no camião que se encontrava num armazém perto da capital.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

 Foto/Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário