sábado, 23 de março de 2019

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU APOIA CLÍNICA MADRUGADA A DESENVOLVER TRATAMENTOS ESPECIALIZADOS

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou hoje que o Governo vai passar a apoiar mensalmente com 15 mil euros a Clínica da Madrugada, em Bissau, para dirigir o processo de modernização do Hospital Nacional Simão Mendes.

O Governo da Guiné-Bissau aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, um acordo com a Associação ONLUS e a Cooperativa Madrugada para melhorar os cuidados de saúde na Guiné-Bissau, incluindo a instalação de uma estrutura para o tratamento de hemodiálise no país.

A ONLUS é uma organização não-governamental italiana da igreja católica que apoio a Clínica da Madrugada, em Bissau, que foi hoje visitada pelo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

No âmbito do acordo assinado com as autoridades guineenses, o Governo da Guiné-Bissau vai passar a disponibilizar mensalmente 10 milhões de francos cfa (cerca de 15 mil euros) para que a Clínica da Madrugada dirija o processo de modernização do Hospital Nacional Simão Mendes, principal hospital da Guiné-Bissau.

"Temos a honra de participar desta forma e humildemente vamos contribuir para este projeto com 120 milhões de francos cfa por ano, que vão estar consagrados no Orçamento do Estado de 2019 e 2020", disse Aristides Gomes.

Segundo o primeiro-ministro, o acordo vai evoluir para que a Clínica Madrugada possa continuar o seu processo de desenvolvimento e progressivamente apoiar os serviços fundamentais do Hospital Nacional Simão Mendes, incluindo a instalação de serviços de hemodiálise, gestão de laboratórios e transfusões de sangue.

Aristides Gomes lembrou que muitos guineenses vivem em Portugal por estarem submetidos a um "tratamento vital, que é hemodiálise".

"Haveremos de chegar a um momento em que antes da evacuação sanitária paga pelo Estado, os doentes vão passar pela Clínica da Madrugada e só serão evacuados se não houver condições para fazerem o tratamento no país", explicou.

Conosaba/Lusa







Sem comentários:

Enviar um comentário