sexta-feira, 3 de agosto de 2018

«OPINIÃO» "DEMOCRACIA, LIBERDADE E DIREITOS" - MALAM GOMES


Malam Gomes
As três (3) palavras mais bonitas e mas cara do nosso mundoque toda gente anda brincar comElas esão usadas tortas e direitas.
São usadas, explicadas, interpretadas e entendidas, tortas e direitas e em particular para algumas pessoas em especial os governantes e políticos – usam abusivamente, nos discursos sem substâncias, as vezes criam os factos que não existem, apesar nos cenários possíveis a sociedade que – cuidem. Os nossos governantes e políticos têm que mudar os discursos, trabalhar mais com transparências e falar menos.
Devemos de vez em quando falar das coisas - Boas e más e de nós mesmo.
Vamos ver as consequências - vantagens e desvantagens – Tiras tudo limpos as conclusões o que é de bom e o que é de mal nessas três (3) palavras – Atenção nada pode ser copiadas, postas, exportadas.
Tudo só podem ser, através do trabalho sério – Respeito, riqueza, desenvolvimento, paz, democracia, liberdade e direitos – Não se reclamam, conquistam-se com trabalho sério, respeito e cumprimento da constituição, leis e estatutos da sociedade civil, de partidos e movimentos políticos, pelas hierarquias e respeito mútua.
Começamos nas partesmelhores que toda gente e todo mundo quer - reclamam todos os dias, mas esquecem o mais importante – Partes boas das palavras
Democracia - Não há ninguém, não há nenhum país no mundo que não quer viver em democracia, liberdade e ter todos os direitos - até aí ninguém tem as dúvidas.
Liberdade – Quem é que não quer ser ou ter a sua família a sua casa livre? Qual é aldeia, vila, cidade ou país que não quer ser livre? Qual é empresa, instituição pública ou privada, não quer estar livre? Toda gente e todo mundo quer ser livre.
Direitos – Está tudo dito, queremos ter direitos e acessos de tudo que é de bom nessa planeta, até mais algumas coisas, todos os dias – de manhã, a tarde e a noite, ouvimos quase toda gente ou todo mundo reclamar os seus direitos
Todos os dias e quase todas as horas ou minutos, ouvimos e repetidas vezes as palavras em cima escritas em letras gordas – É fácil e muito fácil reclamar e até gritar em voz alta e bom-tom – pedir e reclamar a - democracia, liberdade e direito. Quem é que não quer? Donde é que vem?
Vamos agora ver outra parte, que algumas pessoas não querem falar e nem ouvir, devem e têm mesmo que ouvir em VOZ ALTO em BOM-TOM.
Democracia – Tem o custo incalculáveis, se queremos temos que financiar se for preciso, com as nossas próprias vidas, como muitos fizeram, temos que continuar a dar as nossas contribuições, até conquistar a Democracia – mas não é possível de consolidar, porque é um processoe mesmo conquistando - ainda não chega é curto são preciso algo mais. Porquê? Vamos as respostas, porque já conquistamos a Democracia Ela - está nas nossas mãos e a nossa boca com – Ela Vamos:
Respostas – Não podemos reconstruir tudo o quefoidestruímos na sua conquista. Não podemos Construir tudo o que é necessário para vivência a sobrevivências do ser humano – Não podemos pegar Nela e mandá-lo fazer seja o que for –Não podemos ir mercearias, centro comerciais, lojas – Sem dinheiro pegar a Democracia e pagar as nossas compras e nem podemos pedir um crédito ou financiamentos e dando como garantias a Democracia – Instituições financeiras (Bancos), não vão aceitar a Democracia como a garantia do crédito
Democracia – É uma coisa mais bonita no mundo, mas depois de conquistar, temos trabalhar com a seriedade para consolidá-la, Ela sozinha não pode.
Liberdade – É impossível, mesmo impossível deixar qualquer pessoas que não temnoção de responsabilidade livre – pessoas que não têm a noção de responsabilidade, quer viver fora das leis, quer fazer tudo e mais alguma na nossa planeta coisa mal – não pode ou não podem ser deixado (os) livre (es).
Direito – Tirando os bebes e doentes, ninguém tem (Todos Nós) - Temos deveres e as obrigações para cumprirmos – Cada um com as suas medidas específicas, mas tem que cumprir os seus deveres, direitos não são automáticos não cai no céu e nem sai do solo – tem que ser conquistadas
Temos que – Trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar, mas não é só marcar as presenças, marcar presenças e trabalhar com seriedade produzir e além assegurar o nosso salário, temos que dar os lucros as empresas ou (patrões (oas)) e os funcionários do estado também têm que trabalhar e dar o lucros ao estado – Sem isso nada é feito
Manipulações, invejas e criticas, não nos resolvem os problemas - Muitas vezes falamos mal ou olhamos mal aos chineses e americanos pensamos que Eles querem mandar no mundo e falamos também das pontualidades dos alamãos. Eles trabalham e ninguém imiscuem nos seus assuntos internos
Exemplos vejamos EUA - Quando Barak Obama nasceu os negros americanos nem tinha direitos de votar e Ele não só teve direito votar para eleger os outros, como teve também direito de candidatar, eleger e ser eleito e foi eleito o Presidente do grande país EUA – Estados Unidos de América é trabalho sério é dedicação.
África de Sul, os negros - Não votavam e nem podiam entrar nos cafés, restaurantes e nem as crianças africanas muitos não podiam andar nas mesmas escolas com crianças brancos, tudo isso acabou e acabamos de ver o primeiro Presidente Negro, (Nelson Mandela)Elenão queria só o poder e o dinheiroEle - Queria os direitos iguais para Todos os Sul-africanos.
27 anos na prisão, quando saiu não guardou nada para ninguém, falou com todos os Sul-africanos – Pretos, mestiços e brancos, depois de ser eleito o PrimeiroPresidente Negro de África de Sul– Na composição do seu governo e ali entraram todos os Sul-africanos no governo de todas as – Raças, todas as cores e todas as cultura- - Funcionou e funcionou bem e fez só um mandato, muitos pediram-lhe para recandidatar e fazer o segundo mandato recusou – Como Ele na nossa planeta são poucos - Surpreendeu todo mundo na sua tomada de posse quando foi eleito, entre os convidados os antigos governantes brancos estavam na fila de frente - Mandela - Não parou de surpreender convidou algumas mulher grandes de África do Sul para um jantar na mesa de honra estava sentada a - Mulherde antigo Presidentede África de Sulentre 3 de Setembro de 1984 até 15 de agosto de 1989 Pieter Willem Botha – Era mais conhecido por “PW” – Mandela deu-lhe as mãos e abraçou-lhe e Elaschorou- diz-lhe a sua luta não era contra ninguém o que Ele queria era isso e perguntou-lhe – Se não era bonita? Resposta da antiga primeira-dama do antigo Presidente SenhorPW - Outra vez voltou ElaChorar epus as mãos no peito de Mandela a sala do restaurante cheios das mulheres velhas de África de Sulentrou em choque e cheio de alegria - Mas,os governantes brancos e a comunidade internacional, tinha percebido bem o que Ele queria, a sua capacidade, a sua determinação. A sua inteligência, a sua preocupação, a sua compreensão e a sua maneira de compreender e ajudar o outro e sabiam o que Ele pode e ia fazer – Provas estão a vista, ninguém, mas ninguém esperava- Essa África de Sul - Ficar como ficou hoje tudo – Não é bonito assim?
Temos datas históricos - Alguns são feriados internacionais, outras são nacionais e as outras são sempre recordadas – Tudo isso é trabalho é a lutam, que TodosNós - Devemoscontinuar a fazer – Cada um usar todos os seus meios segundo as suas possibilidades e todas as armas que dispõe se queremos o mundo melhor para todos – hoje não se justificava com novas tenologia que o Homem aventou, se tudo tivesse sido utilizados para bem da humanidade não iriamos ver tantas e tantas problemas e tantas misérias no mundo de hoje no pleno século XXI..
Desentendimentos, conflitos, pessoas sem abrigos, fome, imigrações selvagens, guerra e conflitos armados um pouco por toda parte do mundo - Porquê?
Não sei responder –Guardo a resposta aos sábios para responderem ao público, pessoalmente gostaria de saber, as - Razões e motivos de tudo isso?
A nacionalidade no mundo de hoje - É igual ao casamento, - parece é uma das contribuições do mundo que temos hoje e o dinheiro também, muitos pensam que Eleé o meio e ao mesmo tempo o fim – Esquecem-se Ele é simplesmente o meio e não o fim –Vejamos:
Por essa razão os nossos governantes e políticos deviam defender mais a pátriamãe a nacionalidade não– Hoje a nacionalidade, quem tem o dinheiro compra em alguns países está em saldos a - pátria não.
Casamento - Estou totalmente de acordo que o Homem estou falar de (Homens e as Mulheres)devem casar ou casar-se - Ele ou Ela, com quem gosta e constituírem o lar e a família, viver bem e respeitarem uns aos outros - Sim senhor é possível estamos hoje no mundo globalizado, admite-se uma pessoa poder ter duas nacionalidades e até duas mulheres é normal – Pessoalmente, tenho duas nacionalidade, mas a mulher só tenho uma com – Cinco (5) filhos vivos, não tenho filhos vivo com nenhum mulher, infelizmente teve uma filha com uma mulher e criança faleceu,só tenho filhos com a minha mulher e sou guineense – todos os meus filhos (as), já estão todos (as) criados (as) a mais nova já tem vinte três (23) anos completo e (Eles e Elas) já me arranjaram sete (7) netos (as) e agradeço a Deus por ter-me dado essa sorte – Vou continuar ajudar os meus filhos, sobrinhos, prestar atenção e ajudar osfilhos dos meus filhos e os dos meus sobrinhos ou ajudarcriar os meus netinhos, ajudar também toda família, toda gente principalmente as crianças e jovens na medida possível e segundo as minhas possibilidades, tem feito e vou continuar a fazer, mas com as condições– Têm que trabalhar, saber fazer gestão da casa e ouvir conselhos e respeitarem as suas cabeças e toda gente, caso contrário, corte todas as ajudas e apoios.
Parece-me que o mundo está assim, as vezes são contribuições de algumas pessoas como é possível uma pessoa ter, três, 3, 4 até cinco ou mais mulheres e nacionalidades, mais ou menos – Todos os que têm mais ou menos esse números, têm muitas explicações a dar a sociedade e o mundo.
Principalmente os que têm muitos filhos com muitas mulheres e as vezes deixam as quotadas das mulheres sozinhas, criar e lidar com os filhos é grave, e muito grave sãoos contribuintes limpos para - Banditismos, marchanalidades, imigrações selvagens e até para terrorismos mundial, porque a face decisiva de um ser humano é na infância se falharmos aqui falha tudo e todos nós pagamos com Esses e Essas jovens soltos.
Porquê, Eles e elas - Têm que viver e conviver com colegas e o que fazer?
Todos nós devemos fazer o possível de evitar tipos desses comportamentos e combate-lo sem tréguas ou medir as consequências dos passos que demos. É aqui e que estão os resultados de alguns males ou muitos males no nosso mundo.
Todos os que têm os últimos comportamentos e atitudes, não têm legitimidades de falar das três (3) palavras – Bonitas e difícil de chamar acima identificadas que são:
Liberdade, Democracia e Direitos – Essas palavras são, para as pessoas certos nos lugares certos, de responsabilidade e de confiança.
Malam Gomes – Cidadão Comum automobilizado

Sem comentários:

Enviar um comentário