segunda-feira, 20 de agosto de 2018

«ÁFRICA E O MUNDO DE LUTO» KOFI ANNAN MORREU ESTE SÁBADO EM BERNA (SUIÇA)

Berna - O antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan , morreu neste sábado, em Berna (Suiça), aos 80 anos, noticia a BBC que se refere à várias fontes diplomáticas.



"Morreu neste sábado, de pois de uma curta doença ", escreveu num comunicado a Fundação Kofi-Annan.

Nascido em 1938, em Kumasi (Ghana), KOfi Annan foi o primeiro negro africano a ocupar o cargo de secretário-geral da ONU, entre 1997 e 2006.

Durante o seu primeiro mandato, a organização inter-governamental foi abalada por um debate sobre a invasão do Iraque pelos Estados Unidos da América, que o mesmo considerou “uma intervenção ilegal”.

Foi o principal impulsionador dos objectivos do milénio para o desenvolvimento, que fixavam os objectivos dos Estados membros da ONU sobre a pobreza e a mortalidade infantil.

No fim do seu segundo mandato, o também prémio Nóbel da paz, exerceu a função de enviado especial da ONU na Síria, demitindo-se posteriormente depois do fracasso da sua tentativa de mediação.

Ao render-lhe homenagem, o actual secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que "Kofi Annan era um homem que defendeu os interesses da ONU”.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário