sexta-feira, 31 de agosto de 2018

LANÇADO PROJECTO DE GESTÃO DE BASE DE DADOS DE REGISTO CRIMINAL NA GUINÉ-BISSAU


Ministério da justiça através da direcção-geral de Administração da Justiça procedeu esta sexta-feira (31 de Agosto) a apresentação do projecto de gestão de base de dados de registo criminal.

O lançamento do projecto foi assistido pelo ministro de tutela Iaia Djaló que reconheceu que há muita falsificação deste documento.

“ Sabe-se que há muita falsificação e estamos a tentar adoptar um sistema de software que irá melhorar o sistema de gestão de registos criminais”, diz para depois afirmar que “ logo percebi que efectivamente tem que haver um site através do qual os cidadãos guineenses na diáspora podem requer o registo criminal sem ter que vir ao país. Se isto é possível e seguro dentro da modernização do sistema, acho que estamos a evoluir”, reconheceu.

Entretanto, o director do serviço de estatística judiciaria e investigação criminal Miguel Nancassa afirmou que vão recolher dados de todos os cidadãos nacionais para depois poderem analisar se um ou outro cidadão tenha sido condenado e a partir daí “ vamos ter registos criminais em função das pesquisas que temos nos bancos de dados”.

Por outro lado, revelou que este novo sistema é totalmente diferente do antigo, isto é, “mais fiável”, contudo precisam ter bancos de dados.

De referir que o projecto em causa conta com financiamento do Programa das nações Unidas para o desenvolvimento, PNUD.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário