sábado, 11 de agosto de 2018

PRAGA DE LAGARTA PREOCUPA AUTORIDADES AGRÍCOLA DA GUINÉ-BISSAU


O director geral da agricultura confirmou esta sexta-feira (10 de Agosto) o surgimento de uma nova praga vindo dos Estados Unidos da América e que já está a constituir preocupações às autoridades agrícolas do país.

A praga chamada lagarta, considerada a pior praga do milho, ataca a cultura do milho ao longo de todo o processo de crescimento, florescimento e fortificação, apareceu pela primeira vez em África em 2016 e na Guiné-Bissau foi avistada pela primeira vez, no ano passado, actualmente esta em 44 países africano.

Durante uma entrevista, o director geral da agricultura, Carlos Mateus Tavares Amarante, explica as diligências a tomar para o combate a praga.

« Este ano temos um projecto onde estamos a receber o apoio para combater a praga e, neste momento estamos a dar formação à diferentes brigadas criadas a nível regional e estamos a trabalhar em colaboração com entidade financiadora do projecto de combate a este insecto» realça.

Por outro lado, sublinhou que a inundações causadas pelas fortes chuvas do ano passado aconteceu nas zonas onde os agricultores fizeram a plantação tardia, “por isso para este ano aconselhamo-los a fazerem plantações mais cedo, para que quando chega o período de muita chuva, as plantações se encontram numa altura onde a inundação não as prejudica” alerta o director geral da agricultura, dando ainda outro conselho aos agricultores no sentido de diversificar as plantações.

“ As pessoas só se preocupam com as plantações de arroz, mas também devem plantar as outras espécies como, batata, milho preto, feijão, mandioca entre outras, para que quando ao plantação de arroz tiver problemas, terão outras para comer” avisa.

O director geral da agriculta explica ainda que no ano passado a praga só atacava as plantações do milho, mas este ano já esta a ser verificado a ataque da praga de lagarta as outras espécies de plantações no país.

Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário