quinta-feira, 16 de agosto de 2018

BANCO MUNDIAL FINANCIA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS DO NORTE E LESTE DE GUINÉ-BISSAU



O Banco mundial vai investir em 2019, 15 milhões de dólares americanos para construção das estradas de algumas zonas das províncias norte e leste da Guiné-Bissau através do projecto “transportes rurais”.

Com o referido projecto pretende-se tirar as zonas beneficiárias do isolamento em que se encontram, criando condições para circulação das pessoas.

No quadro da preparação do projecto, já se encontra no país, uma missão de banco mundial que está a fazer estudos para implementação do projecto no próximo ano.

Hoje (15 de Agosto) a missão apresentou o projecto ao ministro das Obras Públicas, Construções e urbanismo, com objectivo de o engajar para facilitar a sua implementação a favor do governo guineense.

Em declaração a imprensa, o representante do Banco Mundial no país Amadou Oumar Ba disse que está acompanhar os trabalhos, para permitir o avanço mais rápido possível do projecto.

“Este encontro é no quadro da missão do Banco Mundial que está no país a fazer estudos técnicos para preparação da execução do projecto de construção de algumas estradas financiada pelo mesmo através do projecto estrada rural no valor de 15 milhões de dólares. Viemos visitar o ministro e solicitar o seu apoio para o avanço mais rápido possível do projecto”, declarou Amadou Oumar Ba.

Por seu lado, Vicent Vesin, técnico da instituição bancária internacional que está acompanhar os trabalhos de estudo, sublinhou que não pode avançar com uma data exacta, mais os trabalhos serão executados no próximo ano, e referenciou algumas zonas a serem beneficiadas.

“Os estudos técnicos estão a ser feito, não podemos avançar com uma data exacta do arranque do projecto, mas podemos dizer que os trabalhos vão iniciar no próximo ano e as províncias norte e leste serão grandes beneficiários do projecto. O mesmo projecto não contempla a construção da ponte de Farim, só vamos incidir na construção das estradas” disse Vicent Vesin

No início da semana, a missão tenha reunido como o Director- Geral de Viação e Transportes Terrestres, no qual foi anunciado que se tudo correr como previsto, próximo ano as estradas do país vão estar sinalizadas, através do mesmo Projecto de Transporte Rural do Banco Mundial.

Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário