Discurso de tomada de posse de Mnangagwa
Mnangagwa ganhou 50,8% dos votos, contra 44% de Nelson Chamisa.
Emmerson Mnangagwa foi, neste domingo, 26, oficialmente empossado presidente do Zimbabwe, após uma eleição bastante contestada.
O político de 75 anos de idade fez o juramento de posse diante de milhares de espectadores num estádio na capital, Harare, tendo dito que "é hora de avançar juntos".
A eleição de Mnangagwa, no mês passado - a primeira em décadas sem o líder de longa data Robert Mugabe nos boletins de voto - foi legalmente contestada pelo seu principal rival, Nelson Chamisa, candidato do Movimento pela Mudança Democrática.
Mnangagwa ganhou 50,8% dos votos, mas a sua posse foi adiada pelo tribunal. A oposição disse que Chamisa, que obteve 44 por cento dos votos, tinha sido vencido a eleição.
Na sexta-feira, o Tribunal Constitucional confirmou a vitória de Mnangagwa por uma ligeira margem.
O Zimbabwe tem uma longa história de eleições supostamente fraudulentas.
No passado, observadores eleitorais internacionais e grupos de direitos humanos acusaram o ex-presidente Mugabe de usar violência e fraude para ganhar, com realce para a segunda volta de 2008, depois do candidato do MDC, Morgan Tsvangirai, ganhar a primeira.
Mnangagwa chegou ao poder em novembro de 2017, na sequência da pressão militar que forçou Mugabe a renunciar após 37 anos no poder.
Conosaba/Voa
Sem comentários:
Enviar um comentário