domingo, 26 de agosto de 2018

Braima Camará: “NIGÉRIA PEDIU AO GOVERNO GUINEENSE QUE ASSUMA O TRANSPORTE DOS KITS DA CHINA PARA BISSAU”


O Coordenador Nacional do Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM-G 15), Braima Camará, revelou no fim desta tarde, 23 de agosto 2018, que a Nigéria pediu ao governo guineense que assuma a responsabilidade pelo transporte dos 300 kits da China para a Guiné-Bissau, mas o executivo não se mostrou disponível.

O político falava aos dirigentes e militantes do movimento, depois da cerimónia do lançamento oficial de inscrição nacional dos membros do MADEM-G 15 que decorreu no espaço cultural “LENOX”, em Bissau, sob o lema: “Anós i canto na MADEM-G 15”.

Braima Camará disse que o governo liderado por Aristides Gomes tinha a missão de organizar as eleições legislativas, mas sustentou que o executivo decidiu enveredar por outros caminhos e quiçá esta seja a razão do falhanço de início do registo eleitoral que deveria começar esta quinta-feira.

Assegurou que se o executivo tivesse poupado o dinheiro da compra de três carros dos seus membros para a governação de seis meses, talvez tivesse condições para transportar os Kits da china, de forma a permitir o início dos trabalhos de recenseamento eleitoral.

“Queremos apelar a um esforço da parte do governo da Guiné-Bissau no sentido de dar o seu máximo sobre o assunto, porque o povo guineense já está cansado de problemas”, referiu o político que, entretanto, revelou ainda que existem 98 kits de Timor Leste usados no registo eleitoral de 2014 e que os mesmos estão em boas condições para serem usados para o recenseamento eleitoral.

“A Guiné-Bissau foi sempre exemplar na realização de eleições. Nunca as eleições nos trouxe problemas nesta terra, por isso deixamos claro que as pessoas que querem trazer confusões neste processo serão responsabilizadas pelo mesmo e que fique claro que nós não vamos permitir que isso aconteça”, advertiu.

Sobre o lançamento do cartão de militante do MADEM – G 15, explicou que a cerimónia da entrega dos cartões é apenas um gesto simbólico, mas a direcção vai prosseguir com os trabalhos de inscrições dos seus militantes.

“Não queremos emitir esses cartões, confeccionados no extrangeiro com defeitos, mas brevemente vamos substituí-los por cartões biométricos que serão entregues aos militantes”, informou.

Aproveitou a ocasião para pedir aos militantes e simpatizantes para irem recensear-se assim que for possível. Contudo, frisou que está claro que o processo já não terá lugar hoje, 23 de agosto, dia que fora declarado como o do início do recenseamento eleitoral. 

Por: Assana Sambú 

Conosaba/faladepapagaio./OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário