sexta-feira, 2 de setembro de 2016

«OPINIÃO» DIETA - 2ª PARTE- ESTÔMAGO - CONSELHOS DE ANTIGA ENFERMEIRA, ROSA MARIA MARTINS GOMES


 Estômago é o órgão principal na nossa dieta. É onde processa toda a transformação da nossa nutrição, mas ninguém leva em conta o seu tamanho. Desde criança que aprendemos a comer mal.

O Estômago é o segmento mais dilatado do tubo digestivo, situado entre o esófago e o duodeno, fica debaixo do diafragma, e tem a forma de jota. É um órgão ultraperitonial que repousa sobre o rim esquerdo, pâncreas e o cólon transverso do intestino delgado.

Num adulto, quando vazio é de 50 ml e possui 25 cm de comprimento. Numa criança é de 30 a 40 ml dependendo da idade e do peso. Portanto é um órgão pequeno.

Como Comer Bem?

Quando despertar de manhã, a 1ª coisa que apetece é urinar, certo? Isso é uma necessidade fisiológica que não se pode evitar. Após lavar as mãos, enxugue a boca, vai para cozinha, corte uma maçã em fatias e coma umas três fatias ou todas. Isso vai fazer o estômago a voltar a martelar normal, porque fica muito tempo vazio a noite, e visto que a sua função é martelar a comida, quando vazio, martela desenfreadamente as suas paredes. Eis a razão de termos o mau hálito e sabor amargo na boca quando ficarmos muito tempo sem comer. Depois, vai fazer o que tem a fazer, como arrumar a cama, e fazer a higiene. Quando estiver pronto para sair de casa, então vai a sala de jantar e faz a sua 1ª refeição do dia que é o pequeno almoço. Vai desde o despertar até as 8 horas da manhã. A meio da manhã coma alguma coisa. Pode ser as 10 ou as 11 h. pode ser, uma peça de fruta, um iogurte, duas bolachas, uma mão cheia de amendoin, uma batata doce pequena cozida, um pedaço de mandioca cozida, seja o que for, contanto que não seja frita. Pode ser também só o chá. O estômago não deve ficar muito tempo vazio. Não se esqueça de beber muita água. O nosso organismo trabalha muito e fica quente. Cabe-nos ingerir muita água para o arrefecer.

Almoça as 13 h. Não coma a sobremesa logo a seguir. Não deve juntar doce com salgado para não aumentar o volume da insulina no sangue. O estômago muito cheio provoca também a congestão, mal estar e preguiça de voltar ao trabalho no período da tarde. Coma a sobremesa duas horas após ao almoço. A meio da tarde beba chá ou leite e coma duas torradas. 

Antes do jantar as 20 ou as 21 horas, uma hora antes coma uma peça de fruta. Vai para cama cedo. Caso ficar a ver um programa da TV ou estiver a trabalhar até tarde, se sentir fome e assaltar o frigorífico,não coma nada pesado a não ser um iogurte ou uma gelatina. Mas se possível beba chá de ortelã ou camomila. Isso vai ajudar a pegar no sono

Não se esqueça que o pequeno almoço é a 1ª refeição do dia e também a mais importante. Não salte ao p.a. e não fique muito tempo sem comer. Mesmo que trabalhe a noite, antes de ir para cama, tome o seu p.a.e depois vai dormir. O nosso corpo agradece. 


SAÚDE PARA TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário