sábado, 17 de setembro de 2016

ONU APOIA ATELIÊ SOBRE DIVIDENDO DEMOGRÁFICO NA GUINÉ-BISSAU

Kortoum Nacro (à esq.) e Suande Camara. Foto: Rádio ONU/Amatijane Cande


Fundo das Nações Unidas para a População treina técnicos nacionais sobre o tratamento de dados estatísticos; representante da agência apela à criação de mais postos de emprego para as pessoas entre os 15 e 65 anos; para ela, faixa etária pode impulsionar a economia.

Os trabalhos sobre o aproveitamento do dividendo demográfico terminaram esta quarta-feira em Bissau, dotando o país de uma metodologia de coleta e análise de dados sobre a matéria. O Ateliê treinou também técnicos nacionais sobre o uso de ferramentas de tratamento de dados estatísticos.

Resolução

Iniciativa da Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional contou com apoiou do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, e culminou com a produção de um relatório sobre o plano de aproveitamento do dividendo demográfico a ser apresentado aos parceiros do desenvolvimento.

A ideia é reforçar a importância da faixa etária entre os 15 e os 65 anos. Um grupo de população, que se for bem apoiado, pode impulsionar o país para um bom crescimento económico, segundo revelou à Rádio ONU, a representante residente do Unfpa no país.

Kourtoum Nacro ressaltou a importância de boa saúde, educação e emprego na realização dos objetivos preconizados, lançando um apelo aos decisores políticos e classe empresarial.

"Gostaria de aproveitar esta ocasião para sensibilizar os decisores políticos do país no que concerne a criação de condições para que o setor privado e operadores económicos se sintam na altura de dar sua contribuição através de geração de mais emprego e renda à população-alvo."

Parceria

Técnicos do Centro de Pesquisa em Economia e Finanças Aplicadas do Senegal conduziram a segunda fase de formação, que teve a duração de cinco dias. A equipa senegalesa foi contatada pelo Escritório Regional do Fundo das Nações Unidas para a População, com sede em Dakar.

A primeira fase foi realizada no ano passado na capital senegalesa e nela participaram cinco técnicos ligados ao Ministério guineense da Economia e Finanças, através do instituto da estatística e censo cujo diretor-geral, Suande Camara, realçou a importância do ateliê.

"Houve grande esforço no sentido de podermos estar em altura para elaborarmos este documento. A importância é ver a possibilidade da juventude poder contribuir para o desenvolvimento económico do nosso país. A população guineense é jovem, por que não aproveitá-la?"

Para além da Coordenadora do Sistema das Nações Unidas e a representante da Unfpa no país, a cerimónia de encerramento do ateliê foi testemunhada pela ministra guineense da Mulher, Família e Coesão Social e a secretária de Estado da Gestão Hospitalar, entre outras personalidades.

Conosaba com Amatijane Cande, de Bissau para a Rádio ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário