sexta-feira, 16 de setembro de 2016

LANÇADO "PROJETO DE MELHORIA DO SERVIÇO DE ELECTRICIDADE EM BISSAU


Bissau, 16 Set. 16 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau lançou hoje oficialmente o Projeto de Melhoria do Serviço de Eletricidade na cidade de Bissau denominado (PASEB).

Falando no ato, o ministro da Energia e Indústria garantiu que o projeto se enquadra no programa de investimento e reforço das capacidades do sector de eletricidade, o qual se inscreve no Plano Estratégico e Operacional 2015-2020 (Terra Ranka).

De acordo com o governante, o mesmo visa a construção, em forma de anel, de uma rede energética de 30 Kilowatt e mais três subestação de 30/10 quilowatt que vai permitir, em situação de avaria, assegurar ,sem quebras, o fornecimento continuo de energia às populações” disse.

O ministro de Estado da Energia e Indústria sublinhou que outra finalidade do PASEB é de reduzir de 22 para 02 o número de dias de interrupção no fornecimento da eletricidade à capital Bissau, redução das taxas das perdas globais da energia produzida de 47 por cento para 20 e imprimir um “forte reforço” à gestão comercial e da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB).

Por seu turno, o coordenador do projecto PASEB, Alberto da Silva disse que a rede que o país possui actualmente é extremamente caótica e o projecto vai diminuir não só as avarias, assim como será criado mecanismos para que quando houver avaria numa zona para que a outra continuasse a fornecer energia aos consumidores.

Alberto da Silva disse ainda que vão formar os quadros da EAGB que posteriormente continuarão a explorar a rede e dar outro rosto a empresa, em termos de reparação das avarias e qualidade de energia .

O projeto é financiado pelo Banco Africano do Desenvolvimento (BAD), no valor de 35 milhões de dólares.

A cerimónia contou com a presença do representante do BAD, secretário de Estado do Plano e da Integração Regional e responsáveis e técnicos da EAGB. 

ANG/MSC/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário