terça-feira, 27 de setembro de 2016

BISSAU ACOLHE COLÓQUIO DOS MINISTROS DAS PESCAS DE PAÍSES DA UEMOA

Iniciou, esta terça-feira, na capital Bissau, o encontro preparatório para a conferência dos ministros das pescas dos oito países da UEMOA. Este encontro deverá ter lugar na próxima Sexta-feira, na capital Bissau (30)
No início do encontro participaram peritos ligados ao sector das pescas dos respectivos países no qual serão analisados os documentos sobre a harmonização das políticas das pescas que posteriormente serão submetidos à aprovação no conselho dos ministros.
Ao presidir a cerimónia de abertura dos trabalhos o ministro das pescas afirmou que os recursos haliêuticos estão sob pressão sem precedente, divido a fraqueza dos sistemas de controlo da capacidade de pesca, da fiscalização marítima e das actividades das pescas.
Neste contexto defende que a coordenação e harmonização das políticas e das legislações nacionais sobre a pesca e a aquacultura no âmbito da UEMOA torna se uma necessidade urgente para todos os países membros.
Entretanto sobre a situação da pirataria que assola os países da África ocidental, Luísa Ferreira, directora geral dos recursos haliêuticos da UEMOA, garante que a organização que representa já adoptou as directivas para harmonização do processo de segurança e de fiscalização das águas territoriais dos seus estados membros.
“Estamos a pensar implementar um sistema de fiscalização conjunta entre os países que têm a mesma fronteira Marítima. Portanto estamos hoje como uma directiva que tomamos sobre o que o Estado deve fazer o que a UEMOA deve apoiar em equipá-los com sistemas de satélite para poderem detectar os navios piratas e é um programa que ronda mais ou menos 10 milhares de francos cfa”, explica esta responsável que adianta ainda que a Organização estuda estratégia para conseguir financiamentos para ajudar a implementar este sistema e de lá cada país assumirá a sua responsabilidade.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário