terça-feira, 20 de setembro de 2016

GÂMBIA: MILITAR QUE TENTOU DESTITUIR JAMMEH FOI NOMEADO MINISTRO DO INTERIOR

 Presidente Yahya Jammeh

Momodou Alieu Bah passa a deter a pasta do Interior na Gâmbia. Este ex-oficial foi nomeado para substituir Ousman Sonko, demitido sem razão oficial após 10 anos de serviço, na mais recente remodelação do Presidente Yahya Jammeh em 16 de setembro, e anunciada no domingo à noite.

Momodou Alieu Bah foi considerado como um dos inimigos do regime de Jammeh quando em 2006, foi acusado de fazer parte do esquadrão que tentou destituir o presidente Yahya Jammeh.

Um suposto golpe pelo qual Momodou Alieu Bah foi condenado a 25 anos de prisão em 2010 antes de receber um indulto presidencial após depor contra o Chefe do Estado Maior, o general Lang Tombong Tamba.

Antes de ser promovido para o Ministério do Interior, Momodou Alieu Bah ocupou funções como diretor das finanças das forças armadas.

Na Gâmbia, as remodelações do presidente Yahya Jammeh são imprevisíveis e não têm qualquer explicação oficial. De acordo com analistas, esta medida poderia ser uma estratégia de segurança, pois o homem forte da Banjul afirma ter frustrado muitas tentativas de golpe.

A cerca de três meses das eleições presidenciais, programadas para dezembro, e nas quais Yahya Jammeh concorre para um quinto mandato, após 22 anos à frente do país, esta nomeação poderia ainda levantar questões.

© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário